10 mitos e verdades que você precisa saber sobre o sexo

10 mitos e verdades que você precisa saber sobre o sexo

O sexo é uma troca natural de afeto que deve acontecer entre as pessoas de forma consentida e agradável. Mas infelizmente muitas vezes não é bem assim que acontece. Existem muitos mitos que inibem o casal e podem prejudicar a relação, da mesma forma, é sempre bom conhecer verdades que podem se tornar libertadoras.

Para que ocorra a satisfação total do prazer entre o casal é fundamental que haja diálogo, pois através de uma boa conversa é possível conhecer mais do outro e assim quebrar todos tabus da relação sexual. Confira alguns mitos e verdades sobre o sexo:

1 - A mulher pode engravidar durante o ciclo menstrual?

MITO! Durante a menstruação a mulher não engravida. Já que estamos diante do período fisiológico de descamação do endométrio (camada interna do útero). A mulher engravida durante o período ovulatório e peri-ovulatório (dias antes e depois da ovulação).

2 - É possível ter relações sexuais durante toda a gravidez?

VERDADE! É possível sim fazer sexo durante toda a gravidez, mas, claro, se a gestante tiver à vontade com o fato de ter a relação sexual. Se não sentir dor, se não tiver sangramento ou nenhuma outra contraindicação pelo médico obstetra que a acompanha, não há motivos clínicos para evitar o sexo durante a gestação. 

3 - A gravidez aumenta a libido da mulher?

DEPENDE: A gravidez pode, em algumas mulheres, exercer um efeito maravilhoso na libido, mas isso depende de como essa mulher encara a gravidez, o “estar grávida”. Se isso é bem-vindo, pode sim aumentar a libido.

4 - Coito interrompido evita gravidez? 

DEPENDE: O coito interrompido é considerado uma forma de contracepção, porém, não é o mais seguro, pois os homens também têm uma lubrificação durante o ato sexual e nesta pode haver espermatozoides. O melhor é conversar com seu ginecologista para seguir métodos contraceptivos mais seguros. 

5 - Masturbação faz bem?

VERDADE! É preciso conhecer seu corpo, suas preferências, o que traz prazer, para que assim você possa ter uma relação sexual prazerosa com outra pessoa. O primeiro passo para quem não tem orgasmo é fazer a autoconhecimento para descobrir o máximo sobre o que gera prazer em você e isso inclui, sim, a masturbação. 

6 - O uso de anticoncepcional diminui a libido?

DEPENDE: Alguns anticoncepcionais podem sim reduzir o desejo sexual, mas não todos. Converse com seu ginecologista para ele te esclarecer melhor o método que você já usa ou que vai usar. Existem muitos anticoncepcionais no mercado, mais modernos, que tiveram essa preocupação de não interferir na libido. 

7 - Ausência de vitamina B12 pode ser a causa da infertilidade?

VERDADE! A vitamina B12 está associada ao metabolismo de diversas células no nosso corpo. As deficiências importantes de vitamina B12 podem sim interferir nos gametas feminino e masculino, isto é, óvulos e espermatozoides. Não é exame fundamental para pesquisar se não houver outras queixas associadas ou uma infertilidade já estabelecida. E se houver infertilidade no casal, o médico deve pesquisar tanto o homem quanto a mulher. Vários são os exames necessários para o casal. É necessário buscar o foco do problema do casal, e esse deve ser resolvido em conjunto. A mulher procura seu ginecologista e o homem o urologista. 

8 - Prender a ejaculação causa dor nos testículos?

VERDADE! Não ejacular pode causar dor testicular, pois quando ocorre a ereção aumenta o fluxo sanguíneo para a região íntima masculina e esse fluxo sanguíneo, tanto na mulher quanto no homem, retorna ao normal mais rapidamente quando ocorre a ejaculação no homem e quando ocorre o orgasmo na mulher. 

9 - O diálogo é fundamental para uma vida sexual satisfatória?

VERDADE!  Quanto mais aberto com o parceiro ou parceira, quanto mais você fala e expõe o que gosta e o que não gosta, melhor será a relação sexual. A relação sexual é se permitir e quanto mais você conhece o outro e tem uma conversa aberta sobre sexo, a relação sexual fica mais gostosa, pois você vai saber o que o outro quer e espera.

10 - Aspectos psicológicos podem afetar o desejo sexual?

VERDADE!  A falta de desejo sexual pode ter diversas causas, fisiológicas, mas também psicológicas. Alguns traumas ou situações vivenciadas podem gerar algum bloqueio que afeta a vida sexual dos indivíduos. É importante buscar uma ajuda psicológica quando a pessoa não tem vontade de fazer sexo, quando não sente prazer, quando não se permite vivenciar esse momento, quando não se abre para o outro para entender o porquê desse bloqueio, independente de ser homem ou mulher.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias