4 fatos sobre o bruxismo

4 fatos sobre o bruxismo

O termo bruxismo refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes, afetando muitos adultos e crianças durante toda a vida. O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.

Sintomas do bruxismo
A pessoa com bruxismo range os dentes de tal forma que dormir ao seu lado se torna uma tarefa praticamente impossível. E para quem sofre deste mal, dores de cabeça são bastante comuns e o sono nunca é reparador; ao contrário, acorda-se bastante cansado. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. O bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular

Como saber se tenho bruxismo?
Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Porque acontece o bruxismo?
O bruxismo pode ocorrer devido ao estresse psicológico experimentado pelas pessoas no dia-a-dia. O estresse pode ter sua origem em fatores internos e externos. Os fatores internos podem ser os alimentos que você consome, seu nível de preparo físico, sua estabilidade emocional, estado de saúde geral, nível de bem-estar e o número de horas que você dorme todas as noites. Os fatores externos relacionados com o estresse psicológico têm a ver com o ambiente em que você vive, sua interação com as pessoas quando está em casa e a maneira em que você enfrenta os desafios do dia-a-dia.

Como o bruxismo é tratado?
O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Procure um dentista para tirar suas dúvidas e faça um diagnóstico correto. 
 

Saiba o que comer para deixar seus dentes saudáveis!

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias