Acne: o que é, causas e tratamento

Acne: o que é, causas e tratamento

O que é acne?
A acne é uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas. Esse excesso de oleosidade deixa os poros obstruídos e aumenta a proliferação de bactérias, resultando nos cravos. Quando ocorre a inflamação, chamamos de acne.

O que causa a acne?
A acne pode surgir por diversos fatores:
- Hiperqueratinização folicular: acontece uma proliferação demasiada de queratinócitos;
- Acúmulo de bactérias: protagonizada pela bactéria Propionibacterium acnes, que se alimenta do sebo produzido pelas glândulas sebáceas;
- Resposta imunológica e inflamatória: neste caso, a contaminação de bactérias remete à liberação de mediadores inflamatórios;

Existem alguns hábitos diários que também podem favorecer o surgimento da acne. Entre eles, estão: dormir de maquiagem, alguns medicamentos, como o uso de corticóides e a alimentação com gordura, doces; o consumo de farinha branca, o que acaba estimulando a produção de glândulas sebáceas, que reflete no aumento da oleosidade da pele, além do estresse que pode provocar um desequilíbrio hormonal. 

Quais são os tipos de acne?
Acne neonatal;
Acne infantil;
Acne vulgar;
Acne conglobata;
Acne fulminante;

Tratamento
O primeiro passo é  procurar a orientação de um médico dermatologista para ele indicar o tratamento adequado. O uso diário do filtro solar facial com FPS 30, no mínimo, protege as lesões da radiação e evita queimaduras. Agora, quando a marca está formada, ela pode ser tratada com procedimentos clínicos, como peelings ou clareadores e laser ou luz pulsada - em casos mais graves.

Usar maquiagem na academia pode causar irritação 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias