Adaptação escolar: saiba como ajudar seu filho a lidar com a mudança

Adaptação escolar: saiba como ajudar seu filho a lidar com a mudança

Adaptar-se a uma nova rotina, horários e métodos de ensino podem gerar uma grande ansiedade e nervosismo nas crianças. Afinal de contas, não conviver mais com os colegas, professores, regras e território já conhecidos pode ser complicado inicialmente e, por isso, os pais devem preparar os pequenos para que não fiquem assustados e rejeitem a nova escola.

Assim, sugerimos quatro dicas que podem ser consideradas na hora de auxiliar a criançada neste período de mudanças. Confira!

Escolha do novo colégio: escolher a instituição de ensino juntamente com a criança, levá-la para visitar o ambiente, como a sala de aula, áreas de lazer e refeitório, apresentar os materiais de ensino e formas de aprendizagem pode deixar o processo mais tranquilo e confortável antes do início das aulas.

Adaptação da criança: nos casos de problema com adaptação, o colégio deve avisar aos pais e continuar observando o aluno para entender como ajudá-lo. Em algumas situações, o suporte psicológico analisa os motivos da falta de adaptação, colaborando para saná-los.  Este trabalho deve ser realizado a partir da parceria entre psicólogo, responsáveis e instituição de ensino. Os responsáveis devem escutar as duas versões: a da criança e a da escola. Caso ocorram divergências entre as histórias, em algum dos discursos, é necessário apurar com mais cautela para solucionar o ocorrido.

Nova rotina: estabelecer uma rotina com horários para alimentação, estudos e diversão favorece para criar hábitos saudáveis, proporcionando a sensação de organização, segurança e um ambiente estável para a família, especialmente para os pequenos. Caso a rotina escolar exija mudanças de novos horários, regras e novos professores, será preciso analisar como reajustar os horários dos estudos de forma que não comprometa as outras atividades diárias da criança. Com o passar do tempo, o aprendizado estimulará sua independência e autonomia, mas vale ressaltar a importância de saber a hora de ser flexível para que a rotina não se torne algo negativo.

Primeira escola: mudanças que ocorrem de forma ríspida aumentam os riscos do sentimento de desamparo, então o estímulo a socialização da criança com outros indivíduos antes do início do ano letivo contribui para um processo de independência mais eficaz. Conhecer a escola previamente também ajudará a deixá-lo mais seguro com a novidade.

 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias