Agosto Dourado: mês simboliza a luta pelo incentivo à amamentação

Agosto Dourado: mês simboliza a luta pelo incentivo à amamentação

Alergista cita os inúmeros benefícios do leite materno que contribuem para o crescimento saudável e está relacionado a um menor risco de alergias e infecções

A amamentação desempenha um papel importante na saúde dos recém-nascidos, já que o leite materno tem todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável e adequado durante os primeiros meses de vida. No mês de agosto, o mundo se une para intensificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno por meio da campanha Agosto Dourado. 

Dados da IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network) revelam que a amamentação é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos e, em cada ano que a mulher amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama reduz em 6%. 

 

Menos alergias e infecções: os benefícios do leite materno

 

Gisele Casado, alergista e imunologista do Sistema Hapvida, cita os principais benefícios do leite materno e afirma que crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2 no futuro. 

“O leite humano oferece praticamente todas as proteínas, açúcares e gorduras que o bebê necessita, e também contém muitas substâncias que beneficiam o sistema imunológico, incluindo anticorpos, enzimas e células brancas do sangue”, diz. 

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam manter o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, oferecendo só leite do peito até o sexto mês de vida.

 

Riscos do desmame precoce

 

A médica chama atenção para os riscos do desmame precoce, caracterizado pela ausência da amamentação, interrupção ou a introdução de outros tipos de alimentos na dieta da criança antes dos seis meses de idade. 

“A substituição do leite materno por outros alimentos, como fórmulas infantis e o próprio leite da vaca, por exemplo, pode desencadear problemas de saúde, pois os lactentes apresentam o sistema imunológico e gastrointestinal imaturo e estão mais susceptíveis ao desenvolvimento de alergias alimentares”, ressalta. 

 

Aleitamento materno fortalece vínculo entre mãe e bebê

 

A especialista finaliza ao destacar os benefícios psicológicos do aleitamento materno, visto que a prática fortalece o vínculo entre mãe e filho por meio do contato pele a pele e no olhar.  

“O toque e a sucção liberam a ocitocina, o chamado hormônio do amor, no organismo. Essa substância, produzida naturalmente pelo corpo humano, também é um neurotransmissor, ou seja, age como mensageira, levando informações para diversas áreas do organismo. Diversas pesquisas já demonstraram que a ocitocina é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade e tem o poder de fortalecer vínculos a curto e longo prazo”, conclui.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias