Alimentação antes e após as atividades físicas

Alimentação antes e após as atividades físicas

O que comer antes e depois das atividades físicas? Eis a questão que causa muita dúvida, principalmente para aqueles que brigam constantemente com a balança. Então, olha só essas dicas valiosas para o sucesso de uma dieta.

Os alimentos que são ricos em carboidratos devem ser consumidos antes da atividade física, pois esse nutriente é responsável pela produção de energia do corpo, que precisamos para obtermos um bom desempenho durante o exercício físico.

Sobre o horário de consumo, vai depender do tempo de digestão e absorção dos alimentos. Se faltar 1 hora ou mais para o exercício físico, pode-­se consumir alimentos que demorem mais para serem digeridos, pode ser um lanche normal como sanduíche de pão integral com queijo minas frescal, torrada integral com geléia, vitamina de frutas com aveia, iogurte desnatado com granola e frutas.

À medida que o horário do exercício se aproxima, é necessário consumir alimentos de fácil digestão e absorção. Por isso, meia hora antes do treino é preferível consumir frutas, suco, biscoitos ou torradas refinadas, que são pobres em fibras e possuem digestão e absorção mais rápida.

Pós-­treino

Assim como o corpo precisa se preparar para a carga de exercícios físicos, ele também necessita de recuperação independente do horário da realização do treino. Seja pela manhã, ou à noite, deve­-se seguir a composição "caboidrato + proteína".

Os alimentos que contêm carboidratos ajudam a recuperar as reservas de energia do organismo. Essa reposição permite dar continuidade às atividades inerente à vida e que necessitam de energia, já que após o exercício os estoques estão esgotados. A proteína também deve ser consumida para recuperar e estimular o crescimento da musculatura trabalhada durante o exercício.

Quem faz atividade à noite deve priorizar alimentos leves e se for consumir carnes que sejam as magras e preparadas de forma grelhada ou cozida, mas, cuidado para não exagerar nas quantidades.

Se você treina pela manhã, é importante após o treino fazer um almoço completo. Monte um prato com saladas, uma opção de carne branca, feijão, batata doce e fruta de sobremesa. Quem costuma praticar exercícios de manhã bem cedo, por volta de 6h, o ideal é realizar um café da manhã reforçado. A sugestão é apostar no café com leite desnatado, com sanduíche de pão integral e queijo ricota, cottage ou requeijão light e uma fruta.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias