Alimentação nos dias frios: confira dicas para evitar exageros neste período

Alimentação nos dias frios: confira dicas para evitar exageros neste período

A chegada dos dias frios faz muita gente mudar a alimentação. Ampliar as calorias da dieta é comum, para atender a uma sensação de que houve aumento do apetite. Porém, dá para mudar o cardápio sem ganhar peso, conta Fernanda Leister, nutricionista do Sistema Hapvida.

“Com a chegada do frio, uma queixa comum no consultório vem de pessoas que não conseguem controlar a alimentação, que relatam um aumento de apetite. O paciente diz que tem vontade de comer alimentos mais calóricos, ricos em açúcar e gordura. Há um risco de a dieta e a reeducação alimentar desandarem”, conta Fernanda.

Baixas temperaturas ainda levam, em parte dos casos, ao abandono da atividade física. O resultado, segundo a nutricionista, é que a pessoa ganha alguns quilos no período de inverno. Alteração nos resultados dos exames, como colesterol e glicemia, se torna comum.

“Mas dá para a pessoa manter a alimentação balanceada e fazer exercício. Isso traz um resultado excelente, pois é uma época em que o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, e podemos usar isso a nosso favor”, disse.

O consumo de verduras cruas, frutas, queijos e iogurtes cai junto com as temperaturas. Porém, há alternativas. “Nessa época, costumamos sugerir preparações mais quentinhas e confortáveis, e ao mesmo tempo balanceadas, que não prejudicam a saúde”, conta Fernanda.

Uma delas, que tem ampliado espaço no cotidiano do brasileiro, é o preparo de legumes assados usando a fritadeira elétrica.  “É simples de preparar. Basta cortar os legumes, temperar a gosto com sal, pimenta de reino, alecrim ou açafrão. A pessoa inclui azeite para ficar crocante, quentinho”, sugere.

Esse formato vale também para quem usa o forno. Dessa forma, conseguimos manter na dieta os legumes, que são uma importante fonte de fibras e vitaminas.

Outra dica é fazer verduras cozidas. A nutricionista cita uma couve cozida, sendo acrescentados alho, azeite ou cebola.

A época combina com caldos e sopas. “Devemos evitar bacon e calabresa, que são calóricos. Pode acrescentar frango, carne, legumes, uma abóbora cabotiá ou couve picada”, afirma Fernanda. 
Outra recomendação da nutricionista é o consumo de mingau de aveia, de preparo bem simples. “A pessoa pode incrementar com um cacau em pó na massa, e depois de pronto colocar banana, morango ou chocolate. Na linha do doce saudável, entra ainda a panqueca, que também recebe frutas.

Os líquidos também esquentam. “Dá para usar chás, ou fazer receita caseira de café cappuccino que leve leite desnatado em pó. Deve-se evitar o açúcar”, recomenda Fernanda. 
Se necessário, a orientação de um profissional também deve ser feita. “O objetivo é chegar no verão com um corpo saudável, com os quilinhos que deseja, e não com quilinhos a mais”, explica a nutricionista.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias