Ambiente de trabalho pode causar doenças crônicas

Ambiente de trabalho pode causar doenças crônicas

Trabalhar é bom e importante, mas ficar doente por conta do trabalho não é nada agradável. Hoje em dia, é comum que as pessoas passem mais tempo no trabalho do que em suas próprias casas, e isso requer atenção. Em muitos casos, a longa e exaustiva rotina profissional pode oferecer riscos à saúde, como o desenvolvimento de doenças crônicas.

Entre as doenças que podem ser adquiridas no âmbito profissional, a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou os Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que englobam cerca de 30 tipos de doenças.

É importante frisar que a LER pode ser contraída em qualquer ambiente. As causas mais comuns são o estresse e a má postura. Já a DORT, é quando o paciente contrai a doença por esforço repetitivo, ocasionado pelas tarefas da sua função.
 

Além das LER/DORT, os trabalhadores estão vulneráveis a outras doenças como hipertensão, diabetes, obesidade ou dores na coluna, e àquelas que afetam o psicológico, como a depressão, a síndrome do pânico e os distúrbios de ansiedade.

Prevenção
Para diminuir os riscos, o fundamental é trabalhar em um local que proporcione satisfação. Os exercícios preventivos durante a jornada de trabalho não são garantia de que o colaborar não vai adquirir uma doença, mas eles são extremamente importantes para a prevenção. Os procedimentos devem ser feitos diariamente e, pelo menos, mais de uma vez ao dia.

É importante ter um momento de descanso durante à rotina de trabalho, outra forma de  reduzir o número de casos de doenças crônicas e até evitá-las, são indicados diversos procedimentos, como a ginástica laboral. A técnica é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, durante a jornada, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias