Andropausa precoce, veja como lidar

Andropausa precoce, veja como lidar

O que é andropausa?
Assim como as mulheres passam pela experiência da menopausa, o homem de meia idade passa por um processo similar conhecido como andropausa ou DAEM, sigla que significa “distúrbio androgênico do envelhecimento masculino”. Ele decorre da diminuição da produção de testosterona, hormônio masculino produzido nos testículos. Diferente do que ocorre com as mulheres, que obrigatoriamente vão passar pela fase da falência dos ovários e consequente interrupção dos hormônios progesterona e estrogênio, não são todos os homens que desenvolvem andropausa.

Como lidar com a andropausa?
O primeiro passo talvez seja aceitar que o envelhecimento traz mudanças e cenários com os quais todos temos que aprender a lidar. Algumas dicas podem ajudar você atravessar esse processo de forma mais suave:
- Cuide dos seus testículos;
- Fique atento à sua dieta;
- Olho na balança;
- Evite o sedentarismo;
- Observe sua circunferência abdominal;
- Encontre maneiras de aliviar o estresse;

Sintomas da andropausa
- Alterações de humor;
- Cansaço;
- Sensação de perda de energia;
- Diminuição da libido e disfunção erétil;
- Perda de massa óssea e massa muscular;

Andropausa precoce
A andropausa precoce é causada pela diminuição dos níveis do hormônio testosterona em homens com menos de 50 anos de idade, o que pode trazer problemas de infertilidade  ou problemas nos ossos como osteopenia e osteoporose. Entre as principais causas da andropausa precoce estão a idade e a história de andropausa precoce na família, sendo os sintomas que surgem semelhantes aos da andropausa normal, como diminuição da líbido, dificuldade na ereção, cansaço excessivo e alterações de humor.

Tratamento
É preciso lembrar que toda situação deve ser avaliada por um médico, pois cada indivíduo possui uma necessidade específica. O tratamento da andropausa pode ser feito por meio de reposição hormonal, que irá acompanhar o homem até o fim da vida, já que se trata de uma doença sem cura. Essa reposição pode ser feita através de: adesivos, gel, comprimidos e injeções. 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias