Aneurisma: sintomas e causas

Aneurisma: sintomas e causas

O que é aneurisma?
O aneurisma cerebral é uma dilatação permanente num dos vasos sanguíneos que levam sangue até ao cérebro. Quando isso acontece, a parte dilatada geralmente apresenta uma parede mais fina e, por isso, existe um elevado risco de o aneurisma romper. Quando um aneurisma cerebral rompe, ele provoca sempre uma hemorragia que é mais ou menos grave de acordo com o tamanho e quantidade de sangue que vaza dentro do crânio.

Aneurisma, causas
As causas do aneurisma ainda são desconhecidas. Na maioria dos casos, é devido a uma malformação congênita. A parede da artéria, nesses casos, já é deformada desde o nascimento. Os antecedentes genéticos e a existência de casos na família são os maiores fatores de riscos. Certas doenças e infecções como o diabetes, a hipertensão arterial, o colesterol ou a sífilis podem colaborar para um aneurisma. Está comprovado, também, que o tabaco tem um grande papel em sua manifestação. O ator e diretor Jorge Fernando, de 64 anos, morreu de parada cardíaca em decorrência de um aneurisma dissecante da aorta. A condição normalmente afeta homens hipertensos com mais de 50 anos. Apesar de ser uma condição rara, o aneurisma pode ser fatal.

Aneurisma cerebral, sintomas
Normalmente o aneurisma pode não causar qualquer sintoma. No entanto, algumas pessoas com aneurisma podem apresentar sinais como dor constante atrás do olho, pupilas dilatadas, visão dupla ou formigamento no rosto. O mais comum é que os sintomas surjam apenas quando o aneurisma rompe ou está vazando. Nesses casos os sintomas são:
- Dor de cabeça muito intensa, que piora com o tempo;
- Náuseas e vômitos;
- Pescoço duro;
- Visão dupla;
- Convulsões;
- Desmaio;
Quando estes sintomas surgem, e sempre que existir suspeita de rompimento de um aneurisma, é muito importante chamar imediatamente a ajuda médica, ou levar a pessoa imediatamente para o hospital, para iniciar o tratamento adequado.

Diagnóstico
Para confirmar a presença de um aneurisma cerebral o médico precisa pedir exames de diagnóstico para avaliar as estruturas do cérebro e identificar se existe alguma dilatação nos vasos sanguíneos. Alguns dos exames mais utilizados incluem a tomografia computadorizada, a ressonância magnética ou a angiografia cerebral, por exemplo.

Confira a nossa personagem do Histórias do Bem que venceu o aneurisma:

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias