Ansiedade: entenda o que é

Ansiedade: entenda o que é

Apesar de ser uma reação emocional sentida por qualquer pessoa, a ansiedade é considerada o mal do século. Diversos acontecimentos cotidianos podem gerar a ansiedade, pois o problema se configura como um conjunto de sintomas que liberam as substâncias de adrenalina e noradrenalina do sistema nervoso, e causam efeito estimulante para enfrentar ou fugir de algo ameaçador.

Sintomas

Os indícios afetam o emocional e o físico com pensamentos depressivos, desmotivação, sentimento de vulnerabilidade, retraimento social, insônia, medo excessivo, cansaço demasiado, taquicardia, sudorese, palpitação, náusea, tremor, dor de cabeça, entre outros.

O problema pode se manifestar de várias formas: transtorno de ansiedade de separação, mutismo seletivo (recusa em falar em determinadas situações), transtorno de pânico, tricotilomania (impulso urgente da pessoa arrancar o próprio cabelo), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), fobia social e transtorno de ansiedade generalizada.

Tratamento

O tratamento deve ser realizado por intermédio de uma equipe multidisciplinar com psicólogo, médico clínico e psiquiatra. Em alguns casos, o uso de medicamentos auxilia a regular e equilibrar os sintomas, já o apoio psicológico poderá explorar o que ocasionou o transtorno.

Meditação, controle da respiração, autoconfiança adquirida pelo autocontrole, realizar aquilo pelo qual se sente motivado, prática de atividade física, exercitar o cognitivo com boas leituras e manter a mente serena com pensamentos positivos também ajudam.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias