Apoio psicológico e da família durante o tratamento do câncer

Apoio psicológico e da família durante o tratamento do câncer

1. Ao descobrir que está com câncer de mama (ou qualquer outro), é importante procurar um psicólogo? Por quê?

Sim, porquê o câncer exige demais do paciente. Há muito sofrimento psicológico e físico envolvido e até questões existenciais, já que o cancer é uma das maiores causas de morte no mundo, segundo OMS. Assim, a pessoa necessita trabalhar suas dúvidas e certezas para poder lidar melhor com a doença e ressignificar a situação. O tratamento é bastante desgastante, pois além dos sintomas físicos, há o isolamento, questionamentos e a necessidade de romper atividades diárias, e isso repercute em diversas áreas desse sujeito, podendo trazer prejuízos sociais, profissionais, pessoais e até emocionais. Então, é importante esse apoio e suporte profissional em que há uma relação sem julgamentos, em que a pessoa poderá falar o que quiser sem se preocupar com quem está ouvindo. Pois, por exemplo, pode ser dificil trabalhar a possibilidade de morte com alguém que está afetivamente relacionado com você, quando nem ao menos você sabe o que pensa. Então, o psicólogo permite o extravasar das emoções e auxilia em pensar nas possibilidades da doença seja em busca da cura, ou a terminalidade.

2. Em relação a aparência física. Que dica você pode dar para as mulheres que sofrem com a queda de cabelo e "mutilação" (mastectomia)?

Quando ocorre quedas de cabelo e mutilações, é importante a paciente resgatar forças e ter uma percepção de si para além da aparência física, pois ainda precisará lidar com os olhares diferentes que a sociedade proporciona. É essencial, que a paciente saiba lidar com o tratamento pensando a longo prazo, e tentar tirar de tudo uma aprendizagem. Pelo fato das mulheres serem mais vaidosas, mexer com a estrutura física, como cabelo e seio, os pontos fortes femininos podem desestruturar uma pessoa. Então, ela deve usurfruir de recursos próprios e até acessórios como lenços, o importante é que ela se sinta bem, e esteja sempre buscando o seu bem-estar da forma que conseguir.

3. Como a família deve se comportar nesse momento? Também precisa de acompanhamento psicológico?

O apoio familiar é essencial para o tratamento do câncer, pois, como toda doença, oemocional pode afetar diretamente no tratamento. Então, a família deve dar o suporte físico e emocional para essa paciente, buscando resgatar sua auto estima e o humor. Ajudando a lembrar e auxiliar na busca de forças para lutar pela vida. A família irá precisar de apoio psicológico se houverem dependentes afetivos diretos com a paciente. Por exemplo, uma mãe que sempre esteve presente na vida de uma filha de 5 anos, e de repente deve se afastar pelo tratamento e dificilmente passa a ver essa filha. Então, essa criança precisa de apoio psicológico para lidar com essa ausência. Ou, a paciente torna­se terminal, então todos devem ter um acompanhamento psicológicos para enfrentar essa situação, e consegui se despedir adequadamente. Enfim, o acompanhamento psicológico é necessário sempre quando há um sofrimento emocional que esteja trazendo prejuízos para vida desse sujeito e traga consequencias em diversas áreas de sua vida como o social, profissional ou

4. Com a superação da doença, ainda é indicado o tratamento com psicóloga?

Se tal tratamento proporcionou mudanças sérias na vida desse paciente como uma mutilação, ou foi um tratamento muito sofrido é importante que continue o acompanhamento para ressignificar esse momento na sua vida, e ainda para poder retomar suas atividades e buscar novas.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias