Se você já ouviu alguém dizer que está a ponto de arrancar os cabelos, então logo deduziu que o nível de nervosismo é tão alto que se torna incontrolável. Mas, mais do que apenas uma expressão usual, esse ato de puxar os cabelos pode indicar a existência de um distúrbio comum e, ao mesmo tempo, preocupante: a tricotilomania.
O transtorno faz com que a pessoa arranque os fios de cabelo da cabeça e sobrancelhas Em alguns casos, a ansiedade é tanta que a pessoa pode também comer o bulbo capilar.
Causas
As causas para a tricotilomania podem variar de um indivíduo para o outro, mas, no geral, o distúrbio se revela em pessoas com senso de cobrança muito forte, ansiedade constante e sensação de incapacidade.
Sinais
A tricotilomania é caracterizada especificamente pela extração dos pelos da cabeça e das sobrancelhas. Esse comportamento é mais comum quando o sujeito está em momento de distração ou preocupação.
Tratamento
O tratamento para a tricotilomania passa pelo combate ao que desencadeia o ato de puxar os cabelos, o que pode ser trabalhado em terapia. Quem já identificou o problema deve, ao máximo, evitar situações de estresse. Nos momentos de distração, é interessante buscar alternativas que prendam a atenção, como uma leitura, por exemplo. Neste processo, é recomendado que a pessoa use lenços, bandanas ou turbantes para evitar o comportamento involuntário.
*O texto tem informações da Psicológa Sarah Lopes, com base na pesquina do Manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais.