Autoestima é um dos grandes desafios para as mulheres com câncer de mama

Autoestima é um dos grandes desafios para as mulheres com câncer de mama

As mudanças no corpo decorrentes do câncer de mama nem sempre são bem aceitas, mas se bem trabalhadas contribuem para uma recuperação mais rápida da paciente. O medo, provavelmente, é o sentimento mais evidente numa mulher que foi diagnosticada com a doença. Questionamentos a respeito do que pode acontecer com a aparência podem surgir, uma vez que a doença provoca mudanças, muitas vezes pesadas demais para a vaidade feminina.

Autoestima
Lenços, perucas, maquiagem e, em alguns casos, implante de prótese, ajudam às mulheres que tiveram o diagnóstico de câncer de mama. Além de outros aspectos que também devem ser levados em consideração, como o apoio irrestrito da família e de amigos, que podem contribuir nas questões emocionais da mulher para aceitação e enfrentamento da doença. 

Positividade
Os pensamentos negativos sobre a doença podem dificultar o tratamento, isto porque as mulheres necessitam que o sistema imunológico esteja também fortalecido para auxiliar com a química necessária. Então, os pensamentos devem ser de esperança e de cura, vida nova, dentro das limitações que existem, mas não se pode pensar que está tudo acabado porque não é o que acontece com a maioria das mulheres que descobrem a doença em estágio inicial.

Adaptação
Um outro desafio pode ser a adaptação às mudanças físicas, como a mastectomia que possui um impacto considerável na sexualidade. Neste processo, o mais indicado é que, caso as mulheres tenha parceiros, estes possam enfatizar sempre outras características marcantes de seu corpo. A aceitação do próprio corpo virá com o tempo necessário para cada uma, mas ela deve sempre ser encorajada a ousar, a lembrar que é muito mais que seu corpo. 

Apoio
 É necessário o apoio e carinho dos familiares e amigos, trazendo pensamentos positivos, de amor, de afeto e de segurança. Elas não precisam de pena, precisam de momentos de alegria, de acolhimento, de elogios, de lembranças agradáveis que tiveram juntos.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias