Automedicação pode causar riscos à saúde

Automedicação pode causar riscos à saúde

Boa parte das pessoas que sofrem com dor de cabeça, coriza e resfriado acham a caixinha de remédio a solução mais rápida de tratamento diariamente. Mas a automedicação começa a se tornar um problema sério quando vira rotina. Um medicamento com uso equivocado pode agravar muito um determinado quadro.

O alívio dos sintomas após a automedicação nem sempre significa que houve um tratamento adequado. E muito menos que o problema foi resolvido, pois a prática pode estar mascarando problemas mais sérios.

Causas
A principal causa da automedicação talvez esteja relacionada a um aspecto cultural, em que tomar remédio por conta própria, sem a necessidade de ir até o médico, alivia a dor de imediato. No entanto, outras causas podem contribuir para essa prática, como a variedade de produtos fabricados pela indústria farmacêutica, venda livre de medicamentos, livre acesso à informações sobre doenças por meio da internet e à falta de fiscalização na venda de medicamentos prescritos.

Consequências
Não é somente o fato de tomar o remédio sem recomendação médica que pode trazer riscos à saúde. Doses em excesso, administração inadequada e uso para fins não indicados também trazem consequências perigosas. O principal problema está no fato da automedicação contribuir para a dificuldade e atraso no diagnóstico de determinadas doenças, agravando o problema. Outros riscos relacionados são: interação medicamentosa, resistência de microrganismos, intoxicação e dependência.
 

Por que ler a bula?
Boa parte dos brasileiros não têm o hábito de ler a bula e, quando leem, muitos não entendem o que as informações querem dizer. Isso pode ser um problema, especialmente em casos de automedicação. É na bula que estão contidas as informações relevantes a respeito do medicamento: indicação, posologia, reações, precauções e interações medicamentosas. Por meio dela, o paciente tem acesso à todas as possibilidades de ocorrência do medicamento, podendo assim evitar possíveis complicações.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias