Bateu o frio? Especialista dá dicas para cuidar da pele durantes as baixas temperaturas

Bateu o frio? Especialista dá dicas para cuidar da pele durantes as baixas temperaturas

Ela se tornou protagonista nos noticiários do centro-sul do Brasil e campeã de memes nas redes sociais ao longo dos últimos dias. Afinal, nos estados que compõem esta região do país não se fala em outra coisa além da onda de frio. Até porque, muitos municípios têm registrado as temperaturas mais frias do ano, além da recorrência de fenômenos climáticos como geadas e até neve. Mas apesar de a previsão indicar uma trégua nos próximos dias, especialistas alertam para os cuidados com a pele, até porque o inverno ainda não começou e novas ondas de frio devem ser registradas.

“A começar pela frequência de banhos quentes e demorados, que devemos evitar. Afinal, a alta temperatura e o excesso de água danificam a pele, retirando a nossa oleosidade natural do corpo, que é o que mantém a umidade da pele. E quando se perde essa oleosidade, a pele se torna mais facilmente ressecada”, alerta o dermatologista do Sistema Hapvida, Diogo Pazzini.

Ele ressalta ainda que, justamente pela propensão ao ressecamento nos períodos de baixas temperaturas, a rotina de hidratação complementar do corpo deve ser ainda maior. “A utilização de hidratantes corporais, em qualquer época do ano, é muito importante, mas principalmente naqueles períodos mais frios. A indicação é de que a aplicação aconteça sempre após o banho e ao lavar o rosto, sendo que para aquelas pessoas que já tem a pele com mais tendência ao ressecamento, é preciso fazer a reaplicação com mais frequência, cerca de duas a três vezes ao dia”, destaca o especialista, alertando ainda para a necessidade da atenção redobrada com as partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, joelhos e calcanhares, além de se lembrar sempre que corpo e rosto necessitam de produtos específicos. 

Ainda no que se refere a hidratação, Pazzini reforça a importância da ingestão de água nos dias frios, período em que naturalmente o consumo tende a diminuir. “Essa hidratação oral não pode ser esquecida, assim como a hidratação específica dos lábios, que tendem a ressecar mais durante os meses do outono e inverno. Lembrando sempre que não é indicado passar a língua sobre os lábios, na tentativa de deixa-los molhados, pois essa ação contribui, na verdade, é para que o ressecamento piore”, orienta.

Por fim, o dermatologista alerta sobre a recorrência de alergias e irritações na pele durante frio e a melhor forma de combate. “É realmente maior a possibilidade do surgimento dessas alergias já que a pele se torna mais sensível em função do ressecamento. Entre os sintomas mais comuns estão as manchas avermelhadas e/ou descamativas. No surgimento delas e outros sinais na pele, a indicação, claro, é de procurar um especialista”, conclui.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias