Boa alimentação deve ser uma prática diária

Boa alimentação deve ser uma prática diária

Alimentação saudável é essencial em qualquer fase da vida. Isso porque, o hábito de se alimentar bem é um dos pilares para quem busca uma boa qualidade de vida e, principalmente, tem como objetivo manter a saúde equilibrada. 

No dia 31 de março é celebrado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, o que nos traz um alerta para os tempos de pandemia em que estamos vivendo. Alimentação saudável é sobretudo uma grande aliada na prevenção de doenças, além do excesso de peso, a má alimentação pode desencadear outros fatores que aumentam o estado inflamatório e podem levar os indivíduos ao grupo de risco.

De acordo com a nutricionista Francine Scochi Leal Turibio, do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, é importante manter o padrão alimentar o mais saudável possível, inclusive, evitando alimentos ultraprocessados e buscando manter ao máximo a rotina dos horários das refeições.

“Os efeitos e estressores do período de confinamento como aumento da tristeza, ansiedade, medo relativo ao futuro, insegurança em relação ao emprego, o risco de morte, entre outros, acabam sendo revertidos em uma alimentação desequilibrada. Essa situação, além do excesso de peso e obesidade, também pode piorar o quadro daqueles com doença prévia”, explica Francine.

Ela orienta ainda que a prática de exercício físico pode ser uma alternativa para controlar os sentimentos e melhorar a imunidade do organismo. “Os sentimentos precisam ser controlados e amenizados para que se consiga um melhor controle alimentar. Assim, o exercício físico entra como um grande aliado, já que contribui para melhorar a resistência e a imunidade. Isso ocorre porque o nosso organismo tende a liberar endorfina e serotonina, que são os hormônios que nos trazem sensação de bem-estar e prazer”, ressalta.

Confira dicas simples para ter uma boa alimentação e uma vida mais saudável.

 

- Priorize alimentos naturais, evite produtos com gordura trans, use pequenas quantidades de sal, óleo, gorduras ou açúcar nos preparos, investindo nos temperos. Dê preferência para alimentos de produção orgânica, sempre que possível;

- Tenha uma garrafinha de água sempre em mãos;

-  Faça o uso de chás, evite o consumo de álcool, bebidas com cafeína e cigarros;

- Aprenda a mastigar mais, dê atenção ao que for comer e, para isso, não assista TV ou mexa no celular para não se distrair durante as refeições;

- Tenha contato com o sol diariamente para melhor absorção da vitamina D e uma melhora da resposta imune;

- Planejar e organizar as refeições de forma prática no dia a dia para evitar grandes intervalos ou o consumo de alimentos que devem ser evitados;

- Busque fazer o acompanhamento com um nutricionista.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias