Burnout: como lidar com a pressão no trabalho?

Burnout: como lidar com a pressão no trabalho?

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, também conhecida como “síndrome do esgotamento profissional”, que afeta grande parte da população.

Quais são os primeiros sintomas da Síndrome de Burnout?

Os sintomas da Síndrome de Burnout podem ser físicos ou psicológicos. Os primeiros sinais podem surgir como cansaço mental e físico de forma excessiva, insônia, dificuldade de concentração, perda de apetite, agressividade, baixa autoestima, dores de cabeça, negatividade constante e pressão alta. 

Qual a relação entre o excesso de trabalho e a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é o estresse crônico que tem origem no ambiente de trabalho. O acúmulo excessivo de tensão emocional, pressão e ansiedade é bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, publicitários e professores. Todo esse nervosismo, decorrente do trabalho diário, pode resultar em uma depressão profunda, tornando a síndrome cada vez mais comum. 

O que os especialistas dizem sobre Burnout.

O psicólogo do Sistema Hapvida, Carol Costa Júnior, chama atenção ainda para uma característica marcante da doença, “Quando você chega ao trabalho, começa a ter uma sensação ruim, vontade de ir embora, de não estar naquele local. E você não consegue entender, porque antes entrava numa boa, tranquilo, mas com o passar do tempo essa sensação começou a tomar conta de você e já não consegue mais executar suas tarefas. É exatamente aí que a doença o tornou incapaz para o trabalho”.

O psicólogo observa também que é preciso ficar atento ao comportamento de colegas de trabalho que podem estar desenvolvendo a doença. “Principalmente para aquela pessoa que quer sempre mostrar uma alta produção, que consegue fazer tudo, que centraliza tudo. Essa pessoa é uma forte candidata ao Burnout, porque ela vai começar a perceber que a cobrança nunca pára e vai se esquecer dela mesma, focando em exercer apenas as funções profissionais. Ela começa até a ter desleixo pessoal, que também é um dos sinais, e começa a ser engolida pelo trabalho”, finaliza. 

Como tratar

O diagnóstico de Burnout é realizado por meio de uma consulta médica com um psicólogo ou um psiquiatra e o tratamento pode ser feito por medicamentos, com o acompanhamento do médico de forma constante em sessões de terapia.
 

Veja porquê tirar férias é importante para saúde

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias