Câncer de Mama - aprenda a fazer o autoexame

Câncer de Mama - aprenda a fazer o autoexame

A falta de informação e o medo ainda são os principais fatores que prejudicam na identificação precoce de uma doença grave. O câncer de mama, por exemplo, pode ser detectado ainda em fase inicial pelo autoexame, possibilitando a cura em até 90% dos casos.

É recomendado que mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia anualmente. Caso exista um caso da doença na família, aconselha-se que se comece a prevenção a partir dos 35 anos. Porém, não é preciso esperar uma ida ao médico para combater a Câncer de Mama. O autoexame é simples e pode ser feito por você mesma. Aprenda:

Autoexame

O processo é simples, mas fundamental:

1. Em frente ao espelho, levante os braços e observe o mamilo, a superfície e o contorno das mamas;
 

2. Em seguida, com o braço esquerdo levantado, apalpe a mama com as pontas dos dedos da mão direita, fazendo movimentos circulares suaves;
 

3. Depois, apalpe as axilas em busca de nódulos. Repita o procedimento na mama direita;
 

4. Finalize comprimindo delicadamente cada mamilo da base à ponta;
 

5. Repita os movimentos também deitada. 

Além do autoexame, a realização da mamografia não deve ser ignorada, uma vez que é a forma mais eficaz de detectar a doença. O exame pode ser solicitado durante as consultas ao ginecologista e feito em clínicas que disponham de mamógrafos de qualidade.

Sintomas

Alguns nódulos demoram anos para se tornarem palpáveis, por isso, é importante estar atenta a qualquer alteração na mama, seja cor, textura da pele ou mamilo, irritação, secreção ou dor. 

Cuidados

Ao perceber algum sinal de anormalidade, deve-se imediatamente procurar um médico, ele solicitará a mamografia e exames complementares que apresentem um diagnóstico exato do problema, quanto antes a doença for detectada, mais rápido inicia-se o tratamento.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias