Câncer de próstata, atenção para a prevenção

Câncer de próstata, atenção para a prevenção

O que é o novembro azul?
O novembro azul surgiu para conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem. A campanha que dura todo o mês de novembro faz um alerta para a mortalidade do câncer de próstata, segunda maior incidência nos homens, atrás apenas do câncer de pulmão. O principal objetivo é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que acaba dificultando a cura. Por isso, a importância do exame preventivo. Na fase mais avançada do câncer de próstata, os sintomas mais comuns são:
- Dor óssea;

- Dores ao urinar;

- Vontade de urinar com frequência;

- Presença de sangue na urina ou no sêmen;

Fatores de risco
Os fatores de riscos para desenvolver o câncer de próstata são: histórico familiar, idade avançada, ser da raça negra (maior incidência); hábitos alimentares inadequados, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

Como diagnosticar o câncer de próstata?
Para diagnosticar precocemente os casos de câncer de próstata, é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e influenciar acho melhor usar essa palavra os homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. Mesmo na ausência dos sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Alimentos que previnem o câncer de próstata
Uma alimentação saudável é uma importante aliada para a prevenção do câncer de próstata. Os alimentos mais indicados para a prevenção, são os ricos em licopeno, como o tomate e mamão, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e castanhas, os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e couve, todos estes alimentos devem ser consumidos de forma regular para que sejam capaz de atuar na prevenção.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias