Câncer de pulmão: como evitar 

Câncer de pulmão: como evitar 

O que é o câncer de pulmão?
O câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais recorrentes. Caracterizado pela quebra dos mecanismos celulares naturais do pulmão. A doença pode ser de dois tipos diferentes: o de pequenas células e o de não pequenas células.

Câncer de pulmão, sintomas
Os sintomas do câncer de pulmão geralmente surgem quando a doença já está em estágio avançado, e são:
- Tosse forte;
- Falta de ar;
- Dor torácica e dor nas costas;
- Perda de peso;
- Cansaço;
- Presença de sangue no escarro.

Causas
A causa mais comum do câncer de pulmão é o fumo por um longo período de tempo. Mas vale ressaltar outros fatores de risco importantes:
- Fumo passivo;
- Fatores genéticos;
- Inalação de agentes químicos;
- Má alimentação.
 

Prevenção do câncer de pulmão
Se você fuma ou fumou por mais de 10 anos, deve fazer exames de raio-x de pulmão ou uma tomografia a cada um ou 2 anos. Evite exposição a agentes químicos, metais pesados, como asbesto, arsênico, entre outros.

Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico definitivo de câncer de pulmão somente pode ser feito através do exame anatomopatológico, ou seja, é necessário obtenção de uma amostra de tecido para que se possa fazer um exame da célula pelo médico patologista e assim definir o tipo de tumor que a pessoa apresenta. Esta amostra de tecido é obtida através da biópsia que consiste na retirada de um pequeno fragmento da lesão suspeita. O tratamento do câncer de uma forma geral pode ser feito com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Nos casos de câncer de pulmão pode-se utilizar uma, duas ou as três modalidades de tratamento.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias