Câncer de útero é possível prevenir

Câncer de útero é possível prevenir

O câncer de colo do útero é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

A doença se desenvolve devagar e silenciosamente, em um período que pode ir de 10 a 20 anos, tem início com pequenas lesões que vão aumentando e se aprofundando quando não tratadas. Esse tipo de câncer está intimamente relacionado com a infecção com o vírus papiloma vírus humano (HPV), diagnosticado através do exame preventivo Papanicolau, por isso, é importante que esse exame seja realizado periodicamente. 

Inicialmente pode apresentar sintomas até que evolua para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

Saiba quais os principais fatores de risco:

• Início precoce da atividade sexual;

• Múltiplos parceiros sexuais;

• Tabagismo;

• Higiene íntima inadequada;

• Uso prolongado de contraceptivos orais e DIU (Dispositivo Intra Uterino);

• Não uso de preservativos;

• Imunodeficiência;

• Infecção com o vírus HPV;

• Obesidade;

• Hiperplasia do endométrio ( aumento da espessura do tecido que reveste internamente o útero devido a exposição excessiva ao estrogênio);

Tratamento

As condutas terapêuticas dependem de avaliação individualizada, que abrangem desde controles citológicos periódicos, colposcopia (exame no trato genital), biópsia do colo e estudo histopatológico de um fragmento da lesão.
Outra medida é a radioterapia e/ou cirurgia, dependendo do estágio do câncer. Se o câncer for percebido no início, a mulher tem 100% de chance de cura.

Prevenção

A prevenção primária do câncer de colo de útero consiste no sexo seguro, por meio do uso de preservativos para evitar o contágio pelo HPV, diminuição do consumo de tabaco e a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero. 
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 60 anos de idade.
Inicialmente, o exame deve ser feito a cada ano, em casos de dois exames seguidos (no intervalo de 1 ano) apresentarem resultado normal, o exame pode passar a ser feito a cada três anos.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias