Cárie: o que ela causa nos dentes

Cárie: o que ela causa nos dentes

O que é cárie e como se inicia?
A cárie é uma doença infecto-contagiosa provocada por bactérias que estão constantemente em nossas bocas, e que ao se juntar com os restos de alimentos, produzem ácidos que causam buracos nos dentes. A cárie se desenvolve principalmente quando se come muito açúcar e quando não se higieniza apropriadamente a boca.

O que a cárie causa nos dentes?
O principal sintoma da cárie é a dor de dente, mas em alguns casos ela pode causar: dor ao comer ou beber algo doce, frio ou quente, a presença de furinhos em um ou mais dentes, manchas amarelas ou brancas na superfície do dente, sensibilidade ao tocar num dente e gengiva inchada e dolorida. Na fase inicial, muitas vezes a cárie pode não apresentar sintomas e, por isso, quando surgem os mesmos surgem, é importante ir imediatamente no dentista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, evitando complicações como uma infecção mais grave ou a perda de um dente.

Como eliminar a cárie?
A cárie é um processo. Nas suas fases iniciais, ela pode ser interrompida. Inclusive pode ser revertida. Flúor e outros métodos preventivos ajudam um dente em fase inicial de cárie a se recuperar sozinho. Mas a forma mais rápida para tratar a cárie é consultar seu dentista para que ele possa orientá-lo e tratar todas as lesões da cárie. 

 Quais são os cuidados que ajudam a prevenir a cárie?
- Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, com o auxílio de fio dental para remover a placa bacteriana.
- Faça avaliações regulares com o seu dentista.
- Adote uma dieta balanceada, reduzindo o açúcar e amido.

Saiba como utilizar o fio dental da forma correta!

 

 

Veja mais de como evitar a cárie e o mau hálito

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias