Check-up infantil: veja a importância de cuidar da saúde das crianças

Check-up infantil: veja a importância de cuidar da saúde das crianças

A saúde das crianças é assunto sério para os pais. Mas, muitos deles possuem dúvidas quanto à necessidade de realizar check-up médico nos pequenos. Alexander Engelberg, pediatra do Sistema Hapvida, garante que este cuidado é fundamental, assim como as consultas de rotina.

“É muito importante ter um acompanhamento regular com o pediatra e não esperar a criança estar doente para passar em consulta”, afirma o especialista. “São nas consultas de rotina que o pediatra pode conversar mais, detalhadamente, sobre aspectos importantes da saúde da criança, como alimentação, hábito intestinal, prática de atividade física, entre outras coisas. E, de acordo com uma análise detalhada e criteriosa dos hábitos de saúde do paciente, detectar a necessidade de solicitar exames complementares”, completa.

Para Engelberg, o acompanhamento regular com o pediatra e a realização de exames, quando solicitados pelo médico, são essenciais para prevenir doenças e proporcionar um crescimento saudável dos pequenos. “Doenças como a anemia; parasitoses intestinais; hábitos alimentares ruins; excesso de exposição às telas; diminuição das atividades físicas regulares, causando a obesidade; podem interferir no crescimento. Então, durante o acompanhamento pelo pediatra, vários aspectos podem ser detectados e decisivos para a saúde desta criança”, explica.

Número de consultas recomendadas:

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a quantidade de visitas ao pediatra depende da idade da criança e das necessidades específicas para cada caso.

- Criança com cinco a 30 dias de vida: uma vez por mês entre dois e seis meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê;
- Criança com dois anos ou mais: o ideal é uma consulta a cada três meses e uma vez por semestre a partir dos 6 anos;
- Criança de sete aos 18 anos: uma consulta por ano é suficiente para conhecer a condição de saúde do paciente.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias