Chikungunya: veja como aliviar as dores

Chikungunya: veja como aliviar as dores

 

A persistência das dores articulares é uma das principais queixas entre as pessoas com chikungunya. Muitas tendem a sentir fortes dores em várias partes do corpo, o que impossibilitam movimentos naturais como dobrar os dedos ou andar.

A fisioterapia pode ser uma grande aliada no combate das dores. O tratamento é recomendado em todas as fases da doença, sendoimportante, sobretudo, nas fases subaguda e crônica, ajudando a minimizar as persistentes dores articulares e garantindo a reabilitação.

O tratamento
É baseado em técnicas analgésicas e anti-inflamatórias, mas é diferente para cada pessoa. Têm variações de acordo com os sintomas, a idade, a intensidade da dor de cada um. Para que a resposta seja mais eficiente, a fisioterapia deve estar associada a remédios prescritos por médicos.

Fase aguda: é importante repouso, mas se for muito prolongado pode ser ruim para as articulações. A orientação é voltar gradativamente às atividades normais de acordo com a tolerância de cada um. Adicionalmente devem ser recomendados orientações posturais, terapia manual e exercícios de leve intensidade.

Fase subaguda e crônica: é recomendado a inclusão de compressas mornas, além de exercícios ativos livres, aeróbicos, alongamento e terapia manual.

Conscientização
É necessário evitar a propagação do mosquito Aedes. Para isso, tampe todos os recipientes que acumulam água parada, limpe calhas, coloque areia nos pratos dos jarros de planta e jogue o lixo de forma correta. Qualquer acúmulo de água é um local apropriado para o mosquito colocar seus ovos e procriar.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias