Coco: o queridinho da saúde

Coco: o queridinho da saúde

Indispensável para regiões litorâneas, o coco é um alimento que, nos últimos anos, vem se tornando destaque para quem quer manter uma dieta saudável. Considerado alimento completo, o fruto é rico em cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco, flúor, manganês e outros elementos importantes para o corpo humano.

Suas propriedades incluem ainda a capacidade de melhorar o sistema imunológico de quem consome, sendo considerado como antiviral e antibacteriano. A água originária do coco também possui nutrientes essenciais que não são encontrados na água potável, e é considerada uma opção melhor a ser consumida em comparação com as bebidas isotônicas, já que ajuda a repor os eletrólitos do corpo, sem ter o açúcar ou os produtos químicos que normalmente são acrescidos nessas bebidas.

Derivados do coco também têm ações benéficas

As vantagens do coco vão muito além da fruta em sua composição original. Quando você vai ao supermercado, cada vez é mais comum encontrar produtos derivados do coco. O interessante é que todos eles possuem ações benéficas para nosso corpo.

Um dos exemplos é o óleo de coco, extraído a partir da polpa do coco fresco maduro. Por ser rico em ácido láurico, ele tem a capacidade de melhorar o sistema imunológico, sendo considerado como antiviral e antibacteriano, mantém um intestino saudável, possui boa digestão e auxilia na boa absorção de nutrientes. Ele ainda pode ir a altas temperaturas, sem perder as propriedades. O que permite utilizá-lo para cozinhar alimentos.

Outro derivado do coco com boa aceitação no mercado é o açúcar, que é feito a partir das flores da palma de coco. É rico em cálcio, vitamina C, ferro, magnésio, zinco e vitaminas b1, b2, b3 e b6, preservados já que a extração não passa por nenhuma etapa de processamento. Este açúcar possui índice glicêmico mais baixo que o do açúcar refinado, evitando picos de insulina, prevenindo contra ganho de peso e diabetes, por exemplo.

Dicas de alimentação

- Óleo do coco:

Ele pode ser usado para fazer ovos, ser adicionado em vitaminas, substituir o óleo dos bolos, serve também para refogar legumes, verduras, aves, peixes.

- Farinha de coco

Pode ser utilizada em pães, bolos, biscoitos, frutas e até na tapioca. Quem quiser também pode substituir totalmente ou parcialmente a farinha de trigo pela farinha do coco.

- Açúcar de coco

Possui as mesmas calorias se comparado ao açúcar branco, no entanto é mais saudável, com mais nutrientes, e pode substituir o açúcar branco nas receitas em casa.

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