Com o fim das férias, veja como readaptar as crianças ao ritmo escolar

Com o fim das férias, veja como readaptar as crianças ao ritmo escolar

O período das férias sempre é o mais desejado e aproveitado até o último momento por crianças e adolescentes. É a época de dormir até mais tarde, fazer aquela viagem para a casa dos parentes e de brincar bastante. Mas com o retorno das aulas, muitas crianças e jovens sentem dificuldade de se readaptar ao ritmo, o que causa um trabalho dobrado para os pais e responsáveis.

Preparação

Muitos pais devem ter liberado os filhos para acordarem mais tarde ou não terem horário definido para ir dormir neste período de férias. Portanto, nas poucas semanas antes da volta às aulas, o ideal é que, aos poucos, a rotina seja resgatada.  A criança precisa ter noção dos horários e regras, porque logo terá tarefas a desenvolver. É importante que os pequenos entendam como a rotina funciona e quais são os horários apropriados para as diversas tarefas e responsabilidade que eles também têm, mesmo na infância.

Rotina

Organizar o material escolar, o uniforme e determinar uma rotina de estudos que deve ser diária e adequada com o horário da família no período letivo são fundamentais para a readaptação. Por exemplo, se a criança for para a escola pela manhã, o ideal é que, depois do almoço e de descansar um pouco a mente, ela se volte para as lições de casa, de preferência, com o acompanhamento de um responsável. Se o horário da escola for à tarde, então é indicado que a criança faça as tarefas escolares logo depois que tomar o café da manhã, pois assim terá energia para desenvolver bem as tarefas e fixar melhor o conteúdo.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias