Como conciliar a maternidade com a vida profissional?

Como conciliar a maternidade com a vida profissional?

Diante de um mercado de trabalho bastante competitivo, existem mulheres que acreditam já ter perdido alguma chance de promoção por causa da maternidade. Para essas mães que buscam estabilidade na carreira profissional, a principal dificuldade está no distanciamento com o filho.

Existe também o desconforto quando alguém ocupa o seu posto de trabalho no período em que esteve fora, o que faz com que essa mãe retome ao seu trabalho com uma necessidade de desempenhar ainda melhor o seu papel na organização.

É muito importante que haja liberdade para que as mulheres escolham qual o melhor caminho a seguir, e que não seja por condição. Para aquelas que optam por acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos e abrem mão do trabalho fora de casa

Preparação psicológica

Existem fatores emocionais e de segurança que dificultam este retorno, porém quando há uma situação confortável para a criança, a mãe se sente segura no ambiente familiar. A mulher deve ver a relação com o trabalho de forma clara e objetiva, como numa relação de troca, buscando afinidades com a profissão e trabalhando o lado emocional. Algumas mulheres priorizam a carreira profissional, outras se debruçam sobre a maternidade, e outras conseguem se dividir entre os dois ofícios.

Atividades paralelas

É aconselhável a busca por outras atividades, pois é possível abdicar do trabalho sem necessariamente ficar sem um ofício. Organize seu tempo e comece uma especialização ou até mesmo um curso à distância. Será um verdadeiro desafio retomar algumas atividades e projetos, mas quando há organização e planejamento, tudo é possível.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias