Como é possível incentivar a leitura infantil?

Como é possível incentivar a leitura infantil?

A leitura consegue contribuir de forma positiva para o desenvolvido das crianças, a partir do estimulo a criatividade e imaginação, favorecendo novas aprendizagens, ampliando o vocabulário, ensinando outras culturas, além de melhorar a escrita e reflexão crítica. 

Quando o ambiente familiar proporciona situações favoráveis para que a leitura seja agradável antes e durante o crescimento, a alfabetização será eficaz. Não adianta insistir para que o filho leia se os pais não têm o mesmo hábito, pois a criança logo pensa: se é bom, porque eles não leem.

Vale ressaltar que a escola e os professores também possuem papel importante neste processo e podem criar atividades e momentos em sala de aula propícios ao estímulo. Aliando a tecnologia, facilitando o acesso aos livros e à escrita, criando feira de livros, concursos de escritores mirins, ensinando os pais a ler com os filhos, concurso de pais escritores e contadores de estória.

Leitura e tecnologia

A interpretação de texto está ligada a todas as disciplinas, até no momento de resolver um problema matemático, por isso a leitura favorece o desempenho escolar. Associar a atividade com situações de interesse dos pequenos pode ajudar, já que o hábito de ler também serve para fortalecer laços afetivos por meio de troca de livros, leituras em grupo ou clube do livro com amigos da escola, do bairro e entre familiares.

Os jogos on-line, tabletes, celulares e computadores são os atuais concorrentes de produções impressas, mas a tecnologia pode ser usada como artifício durante a infância. Os e-books infantis também são comercializados, assim como alguns joguinhos específicos que estimulam a leitura e a alfabetização. 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias