Como evitar a calvície

Como evitar a calvície

Calvicie é o nome popular de uma doença chamada alopecia androgenética que, nos homens, transforma a testosterona em diidrotestosterona ou DHT, que é o responsável pelo afinamento dos cabelos e a diminuição dos folículos que geram novos fios. As mulheres também podem ser atingidas, porém é mais raro e, geralmente, as manifestações da calvície feminina agravam-se após a menopausa. 

Causas

Causada por estimulação da testosterona nos folículos pilosos, que levam a consequente queda a cada ciclo, os fios se tornam mais finos e começam a cair, podendo ocorrer a perda total. A primeira região acometida geralmente são as laterais forntais e a região central. Sempre devem ser investigadas as causas, como anemia, disfunção de tireóide, doenças autoimunes e o uso excessivo de boné.

Tipos de calvície

Seborreica - caracteriza-se por uma alternância entre períodos de melhora e piora, embora as causas não estejam totalmente comprovadas, mas alguns hábitos podem agravar o problema, como: dieta rica em gordura, ingestão de álcool, banhos muito quentes e estresse emocional. 

Traumática - É uma perda de cabelo em que ocorre algum tipo de ação mecânica sobre o couro cabeludo. Isso acontece, por exemplo, em situações de pressão ou tração do cabelo, pós cirurgias, uso excessivo de chapinhas e ação de produtos químicos de alisamento ou relaxamento dos fios.

Emocional - o estresse gera um desequilíbrio hormonal que resulta em inflamação, o que favorece a queda dos fios. Por este motivo, o tratamento de queda de cabelos não é tão simples como parece.

Tratamento

O tratamento visa o prolongamento da vida útil dos folículos pilosos retardando ou interrompendo o processo de queda dos cabelos. Pode ser feito também através do uso de substâncias aplicadas diretamente no couro cabeludo. No caso das mulheres, produtos que diminuem a ação dos hormônios androgênicos sobre os cabelos também são uma opção de tratamento.

 

 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias