Como identificar alergia alimentar?

Como identificar alergia alimentar?

Elas se manifestam de diversas formas, causam grande incômodo e costumam gerar dúvidas sobre o que de fato são.No Dia da Alergia (8 de julho) a nutricionista do Sistema Hapvida Verônica Petry Nunes, explica que este problema atinge crianças, jovens e adulto e informa que os alimentos mais comuns de provocar alergia estão: leite, trigo, ovo, soja, amendoim, castanhas e frutos do mar.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a condição atinge cerca de 5% da população adulta e 8% das crianças. A especialista reforça que os sintomas mais comuns para quem está desenvolvendo uma alergia alimentar são:

- Coceira na boca;
- Urticária;
- Inchaço;
- Coriza e asma, e em algumas situações acompanhados de desconforto abdominal e gases;

Intolerância alimentar x alergia alimentar
A nutricionista destaca que é importante esclarecer algo que costuma gerar confusão, a diferença entre alergia e intolerância alimentar. “A alergia alimentar é uma reação alérgica a proteína de algum alimento. Exemplo a caseína, no caso de alergia ao leite ou o glúten no caso do trigo. Já a intolerância é uma dificuldade do corpo de digerir o açúcar do alimento, no caso a lactose na intolerância ao leite”, diferencia.

Diagnóstico
As alergias alimentares normalmente surgem já na infância e o diagnóstico costuma ser feito nesse período, mas a especialista lembra que uma alergia alimentar pode surgir e ser diagnosticada a qualquer momento da vida. Além disso, ela reforça que dependendo da gravidade da alergia, se não for tratada pode trazer consequências para o indivíduo. “As respostas alérgicas que causam anafilaxia são mais graves, podem causar comprometimento do sistema respiratório, do trato gastro intestinal, da pele e comprometimento cardiovascular”, elenca.

Para fechar o diagnóstico, a nutricionista aponta que é necessário análise de sintomas e consumo alimentar, acompanhado da realização de um exame de alergia. Além de afirmar que para os casos de alegria só há um tratamento. “O único tratamento da alergia alimentar no momento, é  a retirada do alimento alergênico, onde há melhora dos sintomas”, explana.
 

 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias