Como não exagerar nas comidas das festas juninas

Como não exagerar nas comidas das festas juninas

No mês de junho é comemorado uma das festas típicas mais populares do Brasil, o famoso São João. As Quadrilhas, os forrós, os xaxados e é claro às comidas típicas marcam presença nesse mês. Assim como na alimentação do dia-a-dia, nas festas juninas não é necessário restringir os alimentos, deixar de comê-los. O que precisa ser feito, é o consumo com moderação.

Dentre os alimentos das festas juninas, existem opções ruins para o organismo, com alto teor de gordura e açúcar, mas também alimentos que são saudáveis e podem até melhorar o funcionamento do seu organismo. O ideal é ter moderação.

Confira algumas dicas para aproveitar as festas juninas sem exageros:

Forre o estômago
Antes de sair de casa, coma algo mais leve, para não chegar com muita fome. Sem tanta necessidade de comer, você vai poder se deliciar na medida certa e não ficar se sentindo cheio de mais, o que até compromete a noite de festa.

Churrasquinho sem farofa
A dica é evitar os acompanhamentos, pois o arroz e a farofa são mais calóricos. Se o espetinho for de carne branca, melhor ainda!

Milho pode
Os pratos à base de milho são mais saudáveis porque o milho é rico em fibras, o que faz muito bem pro sistema gastrointestinal. Além disso, o milho contém vitaminas A e C, folato, tiamina, potássio e ferro, nutrientes que ajudam a regular várias funções do organismo.

Bebidas
Evite os refrigerantes, prefira os sucos de frutas típicas que são muito consumidos no período, como suco de bacuri, graviola, acerola, goiaba, cupuaçu e cajá. Se a preferência for uma bebida alcoólica, opte por uma bebida quente, como vinho, que tem propriedades funcionais para o organismo e, se consumido com moderação, protege o coração das doenças vasculares.

Aumente o consumo de água
Nos dias antes e depois da festa, principalmente se você for consumir bebidas alcoólicas, como o “quentão”. Entre um copo e outro da bebida, faça a ingestão de água, pois o álcool causa a desidratação do organismo.  E, é claro, não exagere na quantidade de bebida alcoólica, pois os efeitos para o organismo são bastante nocivos.

Saiba como evitar problemas respiratórios com as fogueiras juninas

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias