Como preparar uma lancheira escolar saudável

Como preparar uma lancheira escolar saudável

O início do ano letivo das crianças traz uma preocupação para muitos os pais: como preparar a lancheira escolar do filho. As opções de lanches saudáveis para compor a lancheira escolar são diversas, assim como é grande também a resistência das crianças em aceitar os lanchinhos que realmente fazem bem à saúde.

É nesse momento que muitas famílias buscam auxílio, já que precisam de orientação para fazer com que as crianças adquiram o hábito de consumir alimentos mais saudáveis do que os alimentos industrializados, muitas vezes práticos, saborosos e, ao mesmo tempo, ricos em conservantes e açúcares, que em excesso são muito prejudiciais à saúde.

Dicas
O primeiro passo é incentivar o processo de introdução alimentar de uma forma saudável na vida da criança que se deve partir pelas refeições dos pais, educando e incentivando o consumo desses alimentos na infância.

Os lanches, de uma forma em geral, devem ser saudáveis sempre, principalmente porque a criança está em fase de crescimento e necessita de nutrientes para o seu desenvolvimento físico e mental.

Na hora de montar a lancheira escolar é importante adicionar frutas, que pode ser a de preferência da criança e sempre colocar uma porção menor de uma fruta que ela não aceita, para iniciar o hábito do consumo.

Uma outra dica é substituir o salgadinho industrializado por pipoca de milho, feita em casa e na panela. Água de coco e sucos de fruta podem substituir os sucos de caixinha e os achocolatados em geral. Alimentos com fontes de derivados do leite como iogurtes, também podem ser opções para compor a lancheira, assim como sanduíche de pão integral com queijo branco também é uma boa opção.

O dia da guloseima
Apesar de todo o cuidado na alimentação diária, às mamães podem sim escolher um lanche especial de vez em quando. Afinal de contas, estamos falando de crianças que devem, sim, viver a sua infância, mas precisam sempre ser orientadas pelos pais.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias