Como prevenir e tratar problemas nos olhos

Como prevenir e tratar problemas nos olhos

O ato de coçar os olhos pode parecer inofensivo à primeira vista, mas através deste hábito muito comum em pessoas que sofrem com alergias, por exemplo, é possível contrair doenças oculares sérias e que podem prejudicar a visão de forma permanente.

E não são apenas as pessoas alérgicas que estão expostas ao risco. A estrutura dos olhos é delicada, a pressão exercida pelos dedos pode lesionar áreas importantes e até facilitar o desenvolvimento de doenças mais sérias.

Mesmo que você não sinta alguns sintomas como: lacrimejamento, principalmente durante ou após realizar atividades que exigem esforço visual como ver televisão, ler; olho vermelho; secreção; crostas nos cílios; necessita afastar os objetos do rosto para ler ou ver melhor; visão embaçada; visão dupla; é importante tomar alguns cuidados com os olhos, manter visitas regulares ao oftalmologista ajuda na prevenção de problemas oculares e evita agravamentos decorrentes de doenças assintomáticas.

Algumas orientações básicas  podem ser adotadas durante o dia a dia e ajudam a manter uma boa saúde:

Cuidado com o sol: a exposição direta aos raios solares pode gerar uma grande entrada de luz nos olhos. A longo prazo, essa situação pode causar queimaduras na retina, responsável pela formação das imagens que enxergamos. Por isso, o uso de óculos solares com lentes de proteção UVA e UVB é fundamental para proteger os olhos.

Evite coçar a região dos olhos: em casos de alergias ou irritações, isso pode piorar ainda mais o quadro. Para evitar ou reduzir a coceira decorrente de clima seco ou outros fatores externos, hidrate os olhos com colírios lubrificantes. Para quem possui conjuntivite alérgica, existem opções de colírios antialérgicos com efeitos colaterais reduzidos.

Evite o uso excessivo de colírios: Corticoides em excesso ou se automedicar podem agravar ou iniciar casos de glaucoma e catarata.

Limpe a região dos olhos: maquiagens podem causar reações alérgicas. Procure marcas de qualidade ou hipoalergênicas para evitar problemas na região dos olhos. Se a maquiagem não for retirada corretamente antes de dormir, os canais de drenagem presentes nos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol (vermelhidão na região da pálpebra que parece com uma espinha).

Use protetor ocular em situações de risco: óculos de proteção são essenciais para evitar que acidentes aconteçam. Em situações de risco, como manuseio de solda, é essencial seguir à risca a recomendação de prevenção. Prevenir é sempre a melhor opção.
 

Cuidar da visão deve ser um hábito observado desde muito cedo. Doenças como hipermetropia,  miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticadas desde o nascimento. A partir da adolescência e até os 40 anos, o cuidado deve ser intensificado. Por isso, a prevenção, através da realização de exames periódicos é fundamental para solucionar eventuais problemas. 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias