Como reconhecer os sintomas e tratar a meningite

Como reconhecer os sintomas e tratar a meningite

A meningite é uma inflamação grave das meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e toda a medula espinhal. Esta doença deve ser identificada precocemente para iniciar o tratamento adequado e evitar complicações como perda de visão ou audição.

Geralmente a meningite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Dependendo do agente causador, ela pode provocar a morte em pouco tempo. Os seus sintomas incluem febre alta, dor de cabeça e rigidez do pescoço ou da nuca. Também é normal o paciente ter mal estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) e confusão mental, conforme o quadro se desenvolve.

Em alguns casos, a doença pode ser transmitida através do contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado através da tosse, espirro ou fala. O vírus não consegue sobreviver no ar e portanto é necessário um contato mais íntimo com o paciente para que um outro seja infectado. Uma medida que pode reduzir bastante a transmissão da meningite é a lavagem das mãos e também evitar grandes aglomerados de pessoas. Se você estiver em contato com alguém que estava com uma doença respiratória é importante sempre lavar as mãos e usar máscaras. 

Tratamento 
O diagnóstico das meningites é feito por meio de exames de sangue e líquido cerebroespinhal. Após a recomendação médica, o tratamento é feito com antibióticos, nos casos bacterianos, associados ou não a corticóidese e a internação sempre é necessária. Nas virais, geralmente o tratamento é com antivirais e corticóides e nas fúngicas com antifúngicos.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias