Como saber se meu filho sofre bullying ou abuso sexual na escola?   

Como saber se meu filho sofre bullying ou abuso sexual na escola?   

Mudanças súbitas de comportamento e rendimento escolar, se fechar no quarto e agressividade são alguns dos sinais de que algo pode estar errado com uma criança ou um adolescente. Muitas vezes, ele pode estar sendo vítima de bullying dentro da escola, por isso, os pais e responsáveis precisam estar atentos.

A prática do bullying consiste em uma perseguição com agressões verbais ou físicas de maneira contínua, e afeta milhões de estudantes em todo o país. Além disso, pode causar danos e traumas irreparáveis para o vida da criança ou adolescente.

O bullying não pode ser encarado como uma brincadeira ou provocação natural entre crianças e adolescentes. É um assunto que merece atenção para ser prevenido e combatido.

Abuso sexual
Casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes são mais comuns do que se imagina dentro das escolas. Seja qual for o tipo de violência sexual infantil sofrida ou praticada, sempre haverá sinais que apontam para um possível sofrimento. Não querer ir mais para escola, isolamento, comportamento de regressão comportamental, dificuldades com relação a sono, fome.

Diálogo
O diálogo é sempre o melhor caminho. Antes de tudo, os pais precisam estruturar muito bem o diálogo dentro de casa, pois a partir daí é possível se entender sentimentos, comportamentos que envolvem o isolamento, os cuidados de estar próximo à criança, de se atentar ao corpo do filho, pois há crianças que não dão indícios de que estão sofrendo assédio sexual  e, sem contar que às vezes, o próprio abusador acomete as vítimas com ameaças ou oferecendo coisas que a criança pode vir a ganhar.

Consequências
Quem sofre ou já sofreu algum tipo de abuso sexual sabe que esta é uma experiência que deixa marcas na vida.  Existe até quem chegue na fase adulta com dificuldades de se relacionar afetivamente, sexualmente, alguns entraves de amizade, de confiança, autoconfiança, controle emocional, são várias esferas que podem ser afetadas.

Buscando ajuda
Quando os pais desconfiarem que o filho está sofrendo assédio sexual, devem buscar ajuda. Para isso, existem canais a exemplo das delegacias especializadas nesse tipo de crime e que fazem esse processo de acolhimento, bem como, os conselhos tutelares dos bairros.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias