Pode ser entre amigos, namorados ou familiares. No rosto, na testa, na mão, na ou boca. O beijo é uma demonstração de carinho ou como uma forma de cumprimento a alguém. O beijo transmite sensações, emoções e reações entre os indivíduos envolvidos. O gesto é tão festejado que ganhou um dia só para ele: 13 de abril.
Após o beijo, costumamos sentir uma sensação de relaxamento, pois o hormônio do estresse, o cortisol, têm um declínio durante o ato. Porém, para que o ato de beijar seja, de fato, agradável, tanto a quem concede quanto para quem o recebe, é fundamental cuidar da higiene oral, ou seja, da saúde dos dentes e gengivas.
O beijo promove muito além do relaxamento, confira cinco benefícios que você nem imagina:
Beijar queima calorias
Beijos queimam de duas a seis calorias por minuto. Não significa que beijar é o equivalente a meia hora de exercício aeróbico na sua academia, mas beijar pode contribuir, além de ter mais bem-estar, a perder alguns quilinhos.
Reduz as dores menstruais ou de cabeça
O beijo pode acabar com as cefaleias e as cólicas menstruais irritantes, mediante a dilatação dos vasos sanguíneos causada pela sensação de prazer de dar e receber beijos.
Beijar causa felicidade
O beijo pode aumentar a produção de hormônios gerados pelo estado de felicidade: dopamina, serotonina e ocitocina. O aumento de seus níveis provoca no corpo prazer e felicidade.
Beijar é bom para a higiene bucal
O "beijo molhado", aquele sem frescura, estimula a produção de saliva, que pode limpar as bactérias nocivas presentes na boca e ainda reduzir o acúmulo de placas bacterianas, melhorando sua saúde bucal.
Os beijos melhoram a autoestima
A troca de beijos pode melhorar em até 100% a autoestima das pessoas, que se sentem amadas e desejadas. Isto é muito importante para qualquer pessoa, independentemente de idade ou sexo.