Conheça as causas da asma e seu tratamento

Conheça as causas da asma e seu tratamento

A asma é uma inflamação crônica das vias respiratórias e não tem cura. Apesar disso, quando diagnosticada cedo, tem tratamento. A doença aparenta ter fácil controle, com suas bombinhas para a respiração sempre ao alcance. Mas a verdade é que ela é bem mais complexa e exige tratamento correto e personalizado. Além disso, mesmo que a doença não tenha surgido na infância, pode vir a ocorrer na vida adulta, impulsionada por maus hábitos ao longo da vida.

Fatores que podem agravar a situação
Vários fatores ambientais e genéticos podem gerar ou agravar a asma. Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais. Para os fatores genéticos, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade, tendo em vista que pessoas com sobrepeso têm mais facilidade de desencadear processos inflamatórios, como a asma.

Tipos de asma
A asma diferencia-se segundo a causa em:
Asma atópica ou alérgica: surge a partir de ácaros, pêlos de animais, fungos,  e alimentos.É a mais frequente;
Asma profissional: farinhas, produtos industriais, tintas de cabeleireiro, encarregados agrícolas, aves de capoeira, outros;
Asma por medicamentos: aspirina, anti-inflamatórios, etc;
Asma induzida pelo exercício.

Sintomas da asma
A asma tem sintomas bem característicos, mas alguns deles podem ser confundidos com os de outras doenças. Os principais são: tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico, ansiedade.

Asma mata?
Sim, uma crise de asma pode matar. Se não for tratada adequadamente, a asma pode levar à morte devido ao bloqueio que provoca nas vias aéreas, dificultando a respiração e a oxigenação dos órgãos do corpo. Durante uma crise de asma grave, a pessoa pode necessitar do auxílio de aparelhos para respirar. Isso acontece porque o "entupimento" das vias aéreas provocado pela asma prejudica a entrada e a saída de ar dos pulmões, causando falta de ar, tosse e chiado no peito.

Tratamento e diagnóstico
A asma diagnostica-se mediante testes de função respiratória onde se determina a obstrução do ar, como: medição do pico de fluxo expiratório, teste de broncodilatação, teste de provocação, marcadores da inflamação em secreções e soro, testes cutâneos. O primeiro passo do tratamento é evitar o contacto com as substâncias que provocam a crise de asma. Evitar o contacto com os alérgenos contribui para um melhor resultado do tratamento prescrito pelo especialista e a uma diminuição dos sintomas.

Você sabe a diferença entre rinite e sinusite?

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias