Conheça os agentes causadores da infecção alimentar

Conheça os agentes causadores da infecção alimentar

Alguns dos casos clínicos mais comuns nos atendimentos das emergências e dos ambulatórios, são os casos de infecções alimentares, principalmente no Carnaval, quando a qualidade e procedência dos alimentos, é uma das últimas coisas a passar pela cabeça dos foliões.

Geralmente infecções alimentares ocorrem de forma mais comum após o consumo de alimentos ou bebidas contaminadas com micróbios causadores de doenças, que entram no organismo por meio do trato intestinal, ou patógenos, o que inclui aí, uma variedade de bactérias, vírus e parasitas.

Tipos
As infecções alimentares mais comuns são aquelas causadas pelas bactérias Campylobacter, E. coli O157:H7 e Salmonella.

Campylobacter: é uma bactéria patogênica, que causa febre, diarréia e dor abdominal. É a bactéria mais comumente identificada como causa de diarréia no mundo. Ela vive no intestino de pássaros saudáveis e a maioria das carnes de frango cruas têm a Campylobacter. Comer frango sem cozinhá-lo é a causa mais comum dessa infecção.

Salmonella: também é uma bactéria que vive no intestino de pássaros, répteis e mamíferos. E pode infectar humanos por vários tipos diferentes de alimentos de origem animal. A doença tipicamente inclui febre, diarréia e dor abdominal. Se a pessoa tiver o sistema imunológico fraco, a bactéria pode invadir a corrente sanguínea e causar infecção que precisa de tratamento por toda a vida.

E. coli O157:H7: é uma bactéria patogênica que tem como hospedeiros gado e animais similares. A infecção em humanos geralmente segue-se ao consumo de alimentos ou água que foi contaminada com quantidades microscópicas de fezes de gado. Os sintomas da doença causada pela E. coli O157:H7 geralmente são diarréia grave com sangue e cólicas abdominais fortes, sem muita febre.

Tratamento
Não fique surpreso se o médico não receitar antibióticos. Muitos casos de diarreia causados por vírus melhorarão em 2 ou 3 dias sem antibióticos. De fato, antibióticos não têm efeito em vírus e podem causar mais mal do que bem se usados sem necessidade. Outros tratamentos podem aliviar os sintomas e lavar as mãos cuidadosamente pode prevenir que a infecção se espalhe para outras pessoas. É fundamental que você procure um médico sempre que a diarreia vier acompanhada de febre alta, sangue nas fezes, vômito prolongado que impeça de manter os líquidos ingeridos, sinais de desidratação ou quando a diarreia durar mais de 3 dias.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias