Conheça os fatores de risco e tratamento da trombose

Conheça os fatores de risco e tratamento da trombose

Nosso corpo emite sinais de alerta que, muitas vezes, não costumamos dar muita importância, podendo assim colocar a saúde em risco. A trombose - formação de um coágulo sanguíneo em uma veia, geralmente das pernas - possui cura quando identificada a tempo, por exemplo.

Existem hábitos que podem ser evitados como forma de prevenção do problema. Estar atento aos sintomas mais comuns, como, o inchaço, dor e sensação de peso nos membros inferiores contribuem para o rápido atendimento do paciente que deve seguir o tratamento à risca.

Causas

Tabagismo, obesidade, vida sedentária, uso continuo de anticoncepcional, tratamento de vários tipos de câncer e multíparas, ou seja, mulheres que passaram por mais de um parto, são alguns dos fatores de risco da patologia.

A trombose pode ser venosa profunda que aparece em função da formação de coágulo de sangue nos membros inferiores, ou arterial que provoca o desenvolvimento do trombo, comprometendo a circulação sanguínea, entupindo os vasos e impossibilitando a oxigenação do coração e fluxo de nutrientes. 

Prevenção

A enfermidade pode acometer qualquer pessoa. Porém, algumas medidas preventivas podem dificultar o surgimento. Evitar o tabagismo, combater a obesidade, ter uma vida saudável com exercícios físicos, evitar uso prolongado de anticoncepcional e manter consultas frequentes com seu cirurgião vascular são importantes para a prevenção.

A trombose tem cura quando detectada e nos casos que o paciente segue o tratamento corretamente com o uso de medicamentos anticoagulantes e fibrinolíticos, que impedem sua evolução.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias