Conheça a síndrome de borderline

Conheça a síndrome de borderline

O transtorno de personalidade borderline também conhecido como a síndrome de borderline é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, no comportamento, auto-imagem e funcionamento. A síndrome de Borderline afeta até 6% da população e aumenta o risco de suicídio. 

A fim de evitar consequências graves, é importante conhecer o problema. Os sintomas mais comuns da síndrome de borderline englobam instabilidade emocional, sensação de inutilidade, insegurança, impulsividade e relações sociais prejudicadas. Essas experiências geralmente resultam em ações impulsivas e relacionamentos instáveis. Uma pessoa com transtorno de personalidade borderline pode experimentar episódios intensos de raiva, depressão e ansiedade que podem durar de apenas algumas horas a dias.

Personalidade borderline, características
- O medo do abandono provoca uma necessidade elevada de nunca se sentirem sozinhas, rejeitadas ou sem apoio;
- Um padrão de relações intensas e instáveis ​​com familiares, amigos e entes queridos;
-Impulsividade: idealizam pessoas, se apaixonam e desapaixonam de modo fulminante. Rapidamente desenvolvem admiração e desencanto por alguém;
-Auto-imagem distorcida e instabilidade em relação a si mesmo. Baixa auto estima;
- Comportamentos perigosos, como gastar compulsivamente, praticar sexo sem proteção, abusar de álcool e drogas;
- Ameaças ou comportamentos autodestrutivos. Muitos se machucam, queimam, furam, cutucam por vontade de sentir dor;
- Fúria, ódio ou raiva intensa ou problemas/dificuldades para controlar a raiva;
-Presença de pensamentos paranóicos relacionados ao estresse;
 

Como diagnosticar o transtorno borderline?
O quadro sempre deve ser fechado pelo psiquiatra. A suspeita mais comum da síndrome de borderline é a presença de compulsão alimentar depressão ou ansiedade. O profissional de saúde mental licenciado pode perguntar sobre sintomas, histórico médico  pessoais e familiares, incluindo qualquer histórico de doenças mentais. É importante fazer exames fisiológicos, como hemograma e sorologia, para a exclusão de outras doenças, pois as suas características são semelhantes a outras doenças, como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

Qual o tratamento para a síndrome de borderline?
O tratamento do Síndrome de Borderline é realizado com o uso de medicamentos antidepressivos, estabilizadores de humor e calmantes indicados pelo médico psiquiatra. Além do tratamento com remédios, é necessário manter acompanhamento psicológico para realizar psicoterapia e ajudar o indivíduo a controlar suas emoções negativas, como saber enfrentar momentos de maior estresse.

 

Você sabe o que causa a Ansiedade? Assista no nosso vídeo e tire suas dúvidas

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias