Conheça a síndrome "Mão-pé-boca"

Conheça a síndrome "Mão-pé-boca"

Uma doença que ainda não é tão conhecida, mas precisa da atenção dos pais e responsáveis, é a chamada síndrome “Mão-pé-boca”. Os sintomas são visíveis nessas três áreas do corpo, e acomete, principalmente, crianças menores de 5 anos. Inicialmente surge uma febre alta durante uma ou duas noites, com formigamento no corpo e um intenso incômodo para dormir. Depois, surgem bolhinhas vermelhas que se espalham pelas mãos, pelos pés e na região da boca. 

 

Contágio

A enfermidade é contagiosa, causada por um enterovírus, que mora no trato gastrintestinal. O contágio é, basicamente, por contato com secreções, fezes e objetos de uso pessoal que foram contaminados.

 

Tratamento

As crianças infectadas devem ficar em casa por até 7 dias para não transmitir o vírus. As fezes ficam contaminadas por até 4 semanas, ou seja, quem limpar o bebê tem que se higienizar muito bem logo em seguida.  Como em qualquer outra doença viral, o tratamento se dá com medicamentos para atenuar os sintomas, já que a doença tem ciclo autolimitado. Embora haja uma manifestação mais incidente nas crianças, a doença pode acometer adultos também, principalmente por ser uma virose facilmente transmitida.  

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias