Consumo moderado de chocolate tem efeitos positivos. O tipo amargo é a melhor opção.

Consumo moderado de chocolate tem efeitos positivos. O tipo amargo é a melhor opção.

As lojas especializadas e supermercados já começam a montar a exposição dos tão sonhados ovos de Páscoa. Matéria prima dessas verdadeiras tentações, o chocolate é um alimento rico em calorias, gordura e açúcar. Entre os mais calóricos, o chocolate branco é ocampeão seguido pelo chocolate ao leite. Nas versões mais amargas (a partir de 50% cacau), o chocolate é um forte aliado da saúde, pois contém altas doses de proteínas, sais minerais e vitaminas.

Além disso, os polifenóis flavonoides reduzem os riscos de doenças no coração e as substâncias precursoras da serotonina e endorfina promovem uma sensação de prazer, euforia e bem-estar.

Mas, de acordo com a nutricionista Suzele Lima de Souza, do Hapvida Saúde, a palavra de ordem no consumo do chocolate é uma só: moderação.

Para os chocólatras de plantão, uma excelente notícia. A OMS (Organização Mundial de Saúde) libera o consumo diário de até 50 gramas. Essa é a quantidade ideal para o alimento promover os benefícios sem que se torne um vilão da dieta ou do controle de peso. "Isso equivale a quantidade de um brigadeiro ou um tabletinho, um quadradinho de uma barra", explica Suzele.

E mesmo para quem segue a regra dos 50 gramas por dia, não vale economizar durante a semana e consumir tudo de uma só vez. "Nãoseria benéfico fazer todo o consumo em um só dia, pois a quantidade de gordura e açúcar em concentração maior pode não fazer parte da necessidade energética do indivíduo ou de seu gasto calórico. Desta forma, o que o corpo não utiliza pode acumular e aumentar o ganho de peso a longo prazo ou então alterar parâmetros bioquímicos - colesterol, triglicerídeos, glicemia", completa.

Para as crianças, a especialista tem mais algumas recomendações. "Não indicamos que crianças antes de três anos consumam chocolate, mas em caso de festinhas (consumo pontual) ou no máximo duas vezes por semana, a ingestão não deve exceder 30 gramas". E mais um aviso aos pais e responsáveis: para evitar as cáries, vale a pena insistir no enxague bucal ou escovação após o consumo do doce.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias