Crianças autistas: cuidado e carinho em dobro

Crianças autistas: cuidado e carinho em dobro

Dois de abril é marcado pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma data importante para ajudar famílias de todo país a identificar sinais de Autismo. Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial tem autismo, isso significa cerca de 70 milhões de pessoas. No Brasil, a estimativa é de que existam dois milhões de autistas.

 

O autismo é uma alteração global do desenvolvimento caracterizada pelo comprometimento na comunicação, dificuldade de interação social e presença de comportamento repetitivo e restritivo. Normalmente, os sintomas surgem nos primeiros anos de vida e há vários graus de intensidade e comprometimento. Esse conjunto de características comportamentais são definidas como Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

 

Identifique o TEA

Para que haja um diagnóstico correto, é necessário que os pais observem as dificuldades que surgem durante no desenvolvimento infantil.

Pode-se perceber a dificuldade de interagir com outras crianças, dificuldade ou atraso na fala, rejeição ao contato físico, ausência de expressão das emoções, apego a objetos diferentes, sensibilidade a sons, dificuldade de mudar a rotina e não responder aos comandos verbais.

É preciso deixar claro que não há uma causa definida para o autismo, mas estudos apontam que um conjunto de fatores podem estar relacionados com o diagnóstico como, componentes genéticos e fatores sociais.

 

Brincadeiras

O comportamento, as brincadeiras e as restrições da criança autista podem variar conforme o grau de comprometimento. Costuma-se dizer que se trata de um jeito diferente de compreender e interagir com o mundo.

As brincadeiras mais características de crianças com autismo são com luzes, apego a objetos diferentes, enfileirar brinquedos, preferência por brincar girando os objetos e rejeição a brincadeiras com algumas texturas diferentes, como tinta, massa de modelar e materiais ásperos.

Essas crianças tendem ao isolamento e, muitas vezes, não gostam de interagir com outras da mesma idade e podem rejeitar a presença de uma pessoa estranha.

 

Habilidades

Mesmo com algumas limitações, crianças com autismo têm habilidade que também variam conforme o comprometimento.

Porém, de modo geral, os pequenos com autismo tendem a ter uma boa capacidade de memorização e organização. Vale considerar o contexto que essa criança está inserida (escola, domicílio e família). As habilidades podem ser estimuladas e conquistadas com um tratamento multidisciplinar e mudanças no cotidiano.

Caso os pais observem algum de alteração de desenvolvimento, deve-se procurar auxílio de uma equipe multidisciplinar especializada, como neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

 

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