Dentes amarelos: conheça as principais causas

Dentes amarelos: conheça as principais causas

Além da preocupação estética, dentes amarelos podem ser sinal de problemas de saúde  bucal. As causas podem ser muitas, se você for fumante já é um fator a se considerar. A coloração dos dentes também sofre influência da condição genética.

A dentina, que é a camada mais interna do dente, pode ter a coloração diferente de uma pessoa para outra. O desgaste do esmalte também expõe mais essa parte interna do dente e isso pode aparentar uma coloração mais escura.  Alguns alimentos com alto teor de pigmentos podem levar ao escurecimento dos dentes, já que desgastam o esmalte e mancham a superfície. A falta de escovação e má higiene bucal também são fatores que favorecem os dentes amarelos, além de alguns medicamentos.

Quais são os alimentos que amarelam os dentes?
Café e chás, esses são os campeões em deixarem os dentes amarelos. Além do molho de soja, molho de tomate,  beterraba, vinho tinto, açaí, e frutas vermelhas como: mirtilos, framboesas, amoras, ameixa, groselha.

Dente amarelo é normal?
É possível que os dentes amarelos sejam uma herança dos seus antepassados. Trata-se de uma amelogênese imperfeita (tendência à deterioração do esmalte) ou dentinogênese imperfeita (tendência à descoloração dos dentes), que ainda os tornam bem mais frágeis e porosos.

Como evitar dentes amarelados?
A melhor dica para evitar dentes amarelos, é mudar seus hábitos alimentares. Limite o consumo de café, chás e outros alimentos que podem manchar os dentes. Se você fizer questão desses alimentos, tente enxaguar a boca logo após para os efeitos serem minimizados. Escovar bem os dentes também é importante. Além de fazer visitas frequentes ao seu dentista.

Saiba como a alimentação pode ajudar na saúde bucal

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias