Desejo sexual durante e após a gravidez

Desejo sexual durante e após a gravidez

É normal não sentir desejo sexual na gravidez?
Não sentir desejo sexual na gravidez é normal, afinal, quando a mulher está grávida a rotina do casal costuma mudar, pois a gestação é um período em que a mulher desenvolve um novo ritmo, muda às preferências e sofre alterações na disposição. Todas essas mudanças acontecem por razões tanto fisiológicas como emocionais, podendo surgir desconfortos e até mesmo a queda no desejo sexual, isso se deve à diminuição da libido e da lubrificação vaginal, ao aumento da dificuldade de atingir o orgasmo, à hipersensibilidade nos seios, o cansaço físico e mental, além  da dificuldade em encontrar uma posição mais confortável durante a relação.

Sexo pós-parto, porque o desejo sexual diminui?
Muitas mulheres não sentem desejo sexual depois do parto. O medo da dor, de prejudicar a recuperação, as exigências diárias dos cuidados ao bebê, o peito dolorido e inchado, as noites mal dormidas ou simplesmente a falta de desejo podem causar um natural desinteresse pelo sexo. Para que o casal fique bem, é importante que ambos partilhem o tempo que dedicam aos cuidados ao bebê desde o primeiro dia. Envolver o pai nesses cuidados, faz com que se sinta parte integrante de tudo o que se passa à sua volta.

O que fazer para voltar a ter desejo sexual?
O primeiro passo é conversar com o seu ginecologista e obstetra para ele dar um diagnóstico assertivo,mas algumas medidas podem ser tomadas para tentar recuperar o prazer e desejo sexual no pós-parto:
- Use um lubrificante;
- Procure relaxar;
- Encontre a melhor posição;
- Exercite os músculos pélvicos;
- Compreenda e aceite as mudanças do seu corpo;

Depressão pós-parto 
A depressão pós-parto ocorre logo após o parto. Os principais sinais são tristeza e desesperança. Isso acontece principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez. Se identificar esses sinais procure seu médico, o tratamento pode ser com psicoterapia, medicamentos e antidepressivos.

O papel do pai na amamentação

 

5 perguntas e respostas sobre a gravidez

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias