Dezembro Laranja conscientiza sobre a prevenção do câncer de pele

Dezembro Laranja conscientiza sobre a prevenção do câncer de pele

Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Campanha Dezembro Laranja quer prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil. Existem diversos tipos de câncer da pele que podem se manifestar de diferentes formas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados já no início. Um terceiro tipo, o melanoma considerado o mais agressivo e potencialmente letal.

Diagnóstico e Tratamento 

Para um diagnóstico precoce do câncer de pele é necessário que seja identificada lesões suspeitas por profissionais de saúde e realização de uma biópsia, se necessário. Ela é o exame indicado para a confirmação diagnóstica do câncer de pele.Outros exames podem ser necessários para determinar o estadiamento da doença e decidir o tratamento mais adequado. É fundamental que os profissionais da Atenção Primária conheçam o fluxo de encaminhamento dos pacientes com lesões suspeitas para a realização da biópsia e que os estabelecimentos que a realizam tenham garantido o recebimento do material por um laboratório.

Prevenção do câncer de pele

- Evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários em que os raios são mais intensos (entre 10h e 16h);

- Utilizar óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol; 

- Em caso de exposição solar necessária, principalmente em torno do meio-dia, recomenda-se a procura por áreas cobertas que forneçam sombra; 

- Usar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 15 ou mais; 

- Utilizar o protetor labial. 

Recomendações especiais devem ser direcionadas aos bebês e às crianças, por ser, a infância, o período da vida mais suscetível aos efeitos danosos da radiação UV que se manifestam mais tardiamente na fase adulta. 

Principal causa

A doença tem mais de 90% de chance de cura, quando descoberta no início. A exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa de câncer da pele, que pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza.

Saiba mais:

- Veja mais alertas sobre o câncer de pele.

- Cuide de sua pele para as festas de fim de ano.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias