Dia da Mulher: como cuidar da saúde mental na pandemia

Dia da Mulher: como cuidar da saúde mental na pandemia

Neste 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, é fundamental reforçar o quanto o sexo feminino busca por igualdade e independencia no dia a dia. Nesta pandemia, estudos desenvolvidos revelam que mais de 30% das mulheres afirmaram ter sintomas de estresse, transtorno de ansiedade e depressão. Embora seja um dia de comemoração, sabemos que o momento atual exige cautela e cuidados necessários.

A psicóloga do Sistema Hapvida, Ivana Teles, fala sobre o acúmulo de papéis que as mulheres exercem diariamente. “Tarefas do sentido de trabalhar fora, trabalhar em casa com as atividades domésticas, auxiliando os familiares, cuidando deles e até mesmo dos filhos, no caso das que são mães. A gente sabe que na cultura que nós temos existe uma herança que, digamos assim, a mulher é responsável por esse cuidado de casa, e aí vem somando com os cuidados que ela precisa ter com as atividades que exerce fora do lar, o que gera uma grande sobrecarga de tarefas mesmo”, conclui. 

Ivana afirma que na pandemia todas essas tarefas tornaram-se intensas, devido a situação que promove insegurança e medo. “Ter que lidar com tudo isso muitas vezes, impacta mais ainda na saúde mental dessa mulher e até na qualidade de vida dela. É necessário trazer essa situação para promover um alerta nesse dia. Para gente cuidar do outro, a gente precisa primeiro cuidar de si, estar bem consigo mesmo, por isso é importante você respeitar os seus limites, respeitar até onde você consegue ir”, disse a psicóloga. 

 

Dicas valiosas para cuidar da saúde mental:

 

- Tire um tempo para você;

- Entenda que nem tudo está sob nosso controle;

- Cuide da alimentação;

- Tenha uma rotina organizada;

- Evite álcool;

- Durma bem;

- Pratique atividades físicas;

- Acredite em si e tenha pensamentos positivos;

- Busque ajuda de um profissional.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias