Dia Mundial de Pneumonia: crianças de até cinco anos são as mais afetadas pela doença

Dia Mundial de Pneumonia: crianças de até cinco anos são as mais afetadas pela doença

Nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Pneumonia. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde, tem como intuito conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção desta doença perigosa, que segue sendo a principal causa de morte em crianças de até cinco anos. De acordo com o pediatra do Sistema Hapvida, Marcus Vinícius, isso acontece, porque as crianças dessa faixa etária ainda não possuem um sistema imunológico 100% formado e resistente, e, consequentemente, existe uma prevalência maior de infecções, especialmente de doenças virais. “A própria forma que os pequeninos têm para criar imunidade é tendo contato com vírus e bactérias para gerar a produção de anticorpos contra esses micro-organismos", afirma o médico.

A pneumonia é caracterizada por um processo inflamatório nos pulmões, que pode ser causada por vários agentes infecciosos: os vírus, as bactérias, os fungos; que atingem geralmente as imunodeprimidas - aquelas que apresentam os mecanismos de defesa contra infecções enfraquecidas -, as pneumonites químicas e as pneumonias aspirativas. Dentre os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença na população infantil, estão: a baixa condição socioeconômica, que acaba favorecendo a desnutrição, o baixo peso no nascimento, uma baixa adesão ao aleitamento materno, deficiência de vitamina A, crianças expostas em ambientes com baixas condições de higiene domiciliar e a exposição à fumaça de cigarro.

Um outro fator que pode facilitar as infecções de vias aéreas são as alterações climáticas, principalmente nas épocas mais frias, onde existe uma tendência das pessoas ficarem mais próximas e aglomeradas, desta forma, a transmissão de doença é maior.  “Em período de muita mudança de tempo, os pacientes com predisposição à doença alérgica têm um aumento da probabilidade de infecções respiratórias, daí para evoluir para pneumonia é muito rápido”, revela o Dr. Marcus. Os pais ou responsáveis devem estar atentos aos sintomas de coriza, tosse produtiva, dificuldade respiratória, febre persistente, que são os sinais de infecções respiratórias de maneira geral. No entanto, o que deve servir de alerta são os quadros febris por mais de 72 horas, frequência respiratória muito alta, estado geral abatido, vômitos e dor abdominal.

Combate e prevenção

Algumas medidas simples do dia a dia podem ajudar a manter os pequeninos mais seguros contra essa doença perigosa, tais como: evitar o contato da criança com fumantes, tentar manter o ambiente onde se vive com condições boas de higiene, ter uma alimentação equilibrada, ingerir uma boa quantidade de líquidos, evitar exposições exageradas, tanto ao sol, quanto à água de mar e piscina, e, se possível, evitar aglomerações. “Quando iniciarem os sintomas, especialmente, surgirem o sinais de alerta, levar imediatamente a criança para o pronto socorro”, pondera o médico. 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias