Doenças pulmonares obstrutivas crônicas

Doenças pulmonares obstrutivas crônicas

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Dpoc) é na verdade uma junção de doenças pulmonares, como bronquite crônica, enfisema pulmonar, asma brônquica e bronquiectasias. É uma doença crônica dos pulmões que diminui a capacidade de respiração devido a uma limitação do fluxo de ar nos pulmões. 
Trata-se de uma doença lenta, que se instala no decorrer dos anos e frequentemente tem início com uma discreta falta de ar (dispneia) associada a esforços como subir escadas, andar depressa ou praticar atividades esportivas.
No entanto, com o passar do tempo, a dispneia se torna mais intensa e surge depois de esforços cada vez menores. Apesar de reversível, a Dpoc é uma doença crônica com efeitos a longo prazo, e pode se agravar sem o tratamento adequado, comprometendo significativamente a qualidade de vida.

Sinais e Sintomas

Os sintomas típicos da Dpoc são tosse, produção de catarro e encurtamento da respiração. À medida que a doença progride, a falta de ar evolui e pode começar a aparecer em atividades rotineiras simples, como se vestir ou tomar banho. Algumas pessoas com Dpoc grave apresentam fraqueza no funcionamento do coração, com o aparecimento de inchaço nos pés e nas pernas.

Possíveis complicações

Entre as possíveis complicações da doença estão o desenvolvimento de arritmias, necessidade de máquina de respiração e oxigenoterapia (administração de oxigênio como uma intervenção médica), insuficiência cardíaca, pneumonia, pneumotórax, perda de peso ou desnutrição grave e osteoporose.

Diagnóstico

O diagnóstico da Dpoc é clínico e deveria ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou poluição ocupacional que apresentam falta de ar, tosse crônica e expectoração. 

É feito baseado nas alterações identificadas no exame físico, aliado às alterações referidas pelo paciente. O diagnóstico deve ser confirmado por exames de imagem (radiografia ou a tomografia computadorizada do tórax) ou de função pulmonar, além de exames de sangue.
No entanto, o exame considerado pelos médicos como o mais importante para o diagnóstico de Dpoc é a espirometria, teste que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz.

Causas e prevenção

A maior causa da Dpoc é o tabagismo. Segunda a Coordenação Nacional de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 85% a 90% de todas as mortes por Dpoc são atribuídas ao tabagismo. 

Outros fatores, como contaminação do meio ambiente, produtos oxidantes, células inflamatórias e predisposição genética. A melhor forma de prevenir a Dpoc é evitar o fumo.
 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias